quinta-feira, 15 de maio de 2008

Lula alega falta de "isenção" de Marina no PAS

Na FOLHA DE S.PAULO:

Ao justificar a escolha de Mangabeira Unger para coordenar o PAS (Plano Amazônia Sustentável), o presidente Lula chegou a afirmar que Marina Silva não tinha "isenção" para levar a tarefa adiante.
A declaração de Lula foi feita ao final da reunião que antecedeu o lançamento do PAS, na quinta-feira passada. Estavam presentes ministros e governadores da região amazônica. Ao anunciar a escolha de Unger, o presidente afirmou que nem Marina nem Reinhold Stephanes (Agricultura) nem Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) tinham isenção suficiente para tocar o programa, pois todos eles tinham interesses específicos a defender. Stephanes confirmou as declarações do presidente.
Marina já havia detectado a possibilidade de perder a coordenação do plano que ajudou a conceber e elaborar desde 2003 e agia internamente para preservar o espaço.
Mas suas frustrações não se limitaram à perda de poder. A proposta original de criação de unidades de conservação ambiental foi desidratada na versão final do PAS.
A maior decepção acabou acontecendo ao final da reunião no Planalto quando Marina foi informada que Unger havia vencido a batalha interna do governo pela coordenação do PAS.

Nenhum comentário: