segunda-feira, 26 de maio de 2008

A encenação dos “garotos novos”

Do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, ao responder em entrevista à Folha de S.Paulo desta segunda-feira se excerceu algum tipo de pressão para a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente:

Não fiz pressão alguma contra as políticas do ministério. O que falei, na reunião antes do anúncio do PAS [Plano Amazônia Sustentável], junto com os governadores, foi sobre a Operação Arco de Fogo e sua atuação ostensiva. Quem vai fazer fiscalização não precisa chegar com 10, 12 camionetes, com armamento para fora, entrando em bares e restaurantes com metralhadoras na mão, como a Polícia Federal fez. Foram essas as reclamações. Eu nunca reclamei da fiscalização, mas da forma como estava sendo feita. Você pega uns garotos novos, que vêm do Sul e Sudeste do Brasil, dá uma roupa de policial, uma metralhadora, e ele chega aqui achando que vem salvar o mundo. Bate uma foto e mostra para a mãe lá no Sul: "Estou salvando a Amazônia". Outra coisa que reclamei com o presidente foi em relação aos números do Inpe - até porque foram esses dados que levaram a ministra as tomar as decisões que tomou. Então, se esses números não estão corretos, Mato Grosso não deveria sofrer a pressão que vem sofrendo. A quem tenho que recorrer? Ao presidente. Tenho de dizer a ele: "Estão fazendo uma intervenção no meu Estado, estão quebrando o meu Estado". Tenho o dever de fazer a defesa.

Nenhum comentário: