domingo, 18 de maio de 2008

Bacalhau, frescal ou tumuatá na manteiga?

Dois casais que foram à abertura do “Festival do Bacalhau”, na quinta-feira passada (15), no belíssimo Le Panoramique [pronuncia-se, você sabe, fazendo aquele biquinho, pra ficar mais bonitinho] da Assembléia Paraense, saíram de lá sem saber ao certo se comeram bacalhau, peixe-cachorro, pirarucu frescal ou tamuatá na manteiga.
Mas vão logo avisando ao pessoal da Assembléia, para que eles não fiquem aborrecidos: “Que estava uma delícia, estava. Não importa o que comemos. E nem se comemos bacalhau. Importa é a qualidade. E o prato que comemos era da maor qualidade. Da maor.”
Pronto. Como o pessoal da Assembléia agora deve estar satisfeito, explica-se agora.
Os dois casais sentaram-se à mesa e os garçons lhes apresentaram um pedaço papel com uns seis tipos de bacalhau. Mas nenhum dos tipos de bacalhau tinha uma descrição sequer sobre o conteúdo do prato.
Chamou-se o primeiro garçom:
- Como é este bacalhau aqui?
- [...]
Nada de resposta. Silêncio total. O garçom não sabia.
Chamou-se o segundo garçom:
- Moço, eu quero este bacalhau aqui. Mas como é? O que vem nele?
- [...]
Nada de resposta.
Chamou-se o terceiro, e a mesma coisa; o quarto, também.
Até que um deles teve a feliz idéia de ir à cozinha e perguntar a quem estava por lá como era, cada um dos pratos. E quem estava por lá passou a mão no “cardápio” – aquele pedaço de papel impresso, como já se mencionou -, manuscreveu com uns garranchos quase indecifráveis a descrição dos pratos e mandou de volta pelo garçom aos dois casais que estavam à mesa, e a essa altura mais esfomeados ainda.
Eles não entenderam quase nada dos garranchos que vieram da cozinha. Mas, esfomeados, aventuraram-se em pedir quaisquer dos pratos.
Que estavam uma delícia. Isso é que importa, não é mesmo?
O resto é fricote dessa gente exigente que freqüenta o Le Panoramique [não esqueça do biquinho, por favor] da Assembléia Paraense.

4 comentários:

Unknown disse...

rsrs
O melhor bacalhau da cidade, sem biquinho, é o da Padaria Navegantes, PB, em frente ao Hemopa. Qualque dia desses convido vc pra ir lá. O difícil vai ser conseguir agenda nessa sua vida de workahoolic.
Bom domingo.

Poster disse...

Grande Juca,
Uma delícia - mais do que o bacalhau da AP, com ou sem biquinho - também são os pães da Panificadora Umarizal, ali na 14 com a Domingos Marreiros.
Então, já temos duas alternativas para saborear.
Grande abraço e bom domingo também.

Yúdice Andrade disse...

Infelizmente, em termos de qualidade de atendimento, Belém ainda está a anos-luz de outras cidades, inclusive capitais bem menores, como Florianópolis e Vitória. Trata-se de se reconhecer como uma cidade turística. Aqui, o povo acredita nos fazer um favor quando nos atende. Isso fica mais perceptível quando vamos a um restaurante mais careiro.
Dentre os mais antigos, cito o Avenida, e dentre os mais novos, a Trattoria San Gennaro, como exemplos de locais onde você pode até achar que está numa capital.

Poster disse...

Yúdice, você tem inteira razão.
Nessa área de hoteis, bares e restaurantes em Belém, o atendimento é péssimo. E isso é um motivo a mais para afastar turistas. Ou para não atraí-los.
Abs.