segunda-feira, 12 de maio de 2008

Defensorias enfrentam falta de dinheiro e de pessoal

Cartilha divulgada pela Defensoria Pública do Distrito Federal mostra à população o trabalho desenvolvido pela instituição no atendimento à população carente 

Brasília - A Constituição Federal garante que todo o cidadão brasileiro tem direito à assistência jurídica integral gratuita e com qualidade. No entanto, a falta de investimento, de planejamento e de atenção pode fazer com que a demora no atendimento da Defensoria Pública seja igual à dos hospitais públicos.

A afirmação é do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Fernando Calmon.

De acordo com o presidente da Anadep, cerca de 85% da população brasileira se encaixa no perfil de atendimento da Defensoria Pública, pessoas que ganham até cinco salários mínimos, ou não possuem nenhuma fonte de renda.

"Para atender a essa demanda precisamos de uma logística muito grande. Ainda não temos quantidade suficiente para fazer esse atendimento. Infelizmente essa é uma realidade do sistema judicial como um todo. De toda a forma, procuramos atender todos", disse Calmon.

A falta de pessoal qualificado é um dos fatores que atrasam os serviços da Defensoria Pública. "O número de vagas que nós ofertamos não são preenchidas porque o profissional que buscamos deve ter um grande conhecimento jurídico. As provas dos concursos são muito bem elaboradas e exigem muito do candidato."

Para agilizar o andamento dos processos, as Defensorias Públicas de todo o Brasil vão realizar, na próxima segunda-feira (19), mutirões de atendimento em locais de fácil acesso para a população mais pobre.

A ação faz parte da Campanha Nacional pela Valorização da Defensoria Pública. A idéia da campanha é também divulgar para a população que a assistência jurídica é um direito constitucional e não um favor do governo.

 

Mais aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que o poster tem por aí notícias quentíssimas sobre a reunião dos tucanos com o ex-governador? Passa a bola pra gente.

Poster disse...

Caro Anônimo,
Tudo como dantes, tudo na estaca zero, tudo em ponto-morto. A novidade é que não há qualquer novidade. Eles se reuniram, mas ainda não discutiram o tema "Belém". Vão fazê-lo mais à frente. Amanhã de manhã, tem matéria no blog com alguns detalhes a mais. Em resumo, no entanto, é isso.
Abs.