domingo, 11 de maio de 2008

Celebração de Pentecostes leva 20 mil ao Mangueirão


No AMAZÔNIA:

Uma celebração de luzes e amor a Cristo, que marca o início da igreja cristã e da evangelização, reuniu mais de 20 mil pessoas no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, no final da tarde de ontem, estendendo-se até as 20h. A celebração do Pentencostes é realizada pela Igreja Católica em Belém no Mangueirão desde a década de 1990. De acordo com o secretário da Arquidiocese de Belém, padre Ronaldo Menezes, é a celebração do nascimento e da unidade da igreja. O Pentencostes é descrito na Bíblia como um fenômeno ocorrido no ano 30 da era Cristã, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos de Jesus e se apoderou deles, dando-lhes ousadia para pregar o evangelho da salvação entre os povos.
O estádio reuniu membros de todas as paróquias de Belém e Região Metropolitana. A festa começou às 15h com shows de cantores religiosos e a celebração litúrgica a partir das 17h, encerrando com a pregação do arcebispo de Belém, dom Orani Tempesta, e o espetáculo de luzes de velas.
Durante o Pentecoste, a Arquidiocese de Belém distribuiu uma declaração sobre os 'últimos acontecimentos que marcaram negativamente a sociedade brasileira e afetaram a igreja de Cristo'. O documento, que também foi enviado à direção da CNBB, cita a violência urbana e à 'vergonhosa impunidade' dos crimes rurais, uma alusão ao assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang e à absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos, o Bida, acusado de ser o mandante.

Nenhum comentário: