segunda-feira, 12 de maio de 2008

Carreata vai conduzir Nossa Senhora de Fátima.

No AMAZÔNIA:

Desde o início deste mês de maio as comunidades católicas do distrito de Icoaraci têm rendido homenagens às santas do mês, uma delas é Santa Terezinha do Menino Deus. Em sua homenagem uma procissão reuniu ontem quase duas mil pessoas num percurso de aproximadamente três quilômetros, do conjunto Cohab até a Igreja do Divino Espírito Santo, no conjunto Tenoné II.
Durante a procissão a imagem da santa foi transportada pela guarda da Santa ao som do louvor dos fiéis. A parte litúrgica foi celebrada pelo padre Cristóvão Santos Freitas. As festividades prosseguem até o dia 18 de maio, com atrações artísticas, missas, eleição da rainha Santa Terezinha da 3ª idade, entre outras, sempre a partir das 18 horas.
Já a tradicional Procissão das Velas, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, ocorrerá amanhã e tem expectativa de reunir este ano cerca de 10 mil pessoas.
Hoje pela manhã uma carreata vai conduzir a imagem de Fátima da capela da santa até a Igreja Matriz, de onde sairá a procissão. A Procissão das Velas vai encerrar a programação litúrgica em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci, iniciada no dia 1º de maio, e sairá às 19h30, após a celebração da missa pelos padres George e Cid. Da igreja Matriz os fiéis seguirão com a santa pela Rua XV de Agosto, Travessa Andradas e Travessa Berredos, até a igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Rua 8 de Maio.
Segundo a assessora da Divisão de Operações da Agência Distrital de Icoaraci, Jacileia Braga, todo esse percurso da procissão passou por melhorias para garantir mais conforto e tranqüilidade aos participantes. 'Durante toda a semana os trabalhadores da Agência Distrital realizaram serviços no percurso da procissão, entre capinação, limpeza de valas, retirada de entulhos, desobstrução de canais e serviços de tapa-buraco. Até amanhã todo o percurso estará pronto para a homenagem a Nossa Senhora', garantiu Jaciléia.
A devoção a Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci, já conta mais de uma década e tem origem na aparição da virgem à três crianças, em Portugal. Lúcia de Jesus dos Santos (de 10 anos), Francisco Marto (de 9 anos) e Jacinta Marto (de 7 anos), afirmaram ter visto Nossa Senhora no dia 13 de Maio de 1917, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguezia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Ourém, Portugal.
Nossa Senhora de Fátima também foi homenageada ontem com uma carreata e uma motoromaria que saíram de Belém até a sede do Grêmio Literário Português em Icoaraci.

Nenhum comentário: