sábado, 15 de março de 2008

Fogo em UTI leva pânico ao PSM da 14


No AMAZÔNIA:

Um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado provocou um princípio de incêndio dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro da 14 de Março, na noite de ontem. O fogo ocorreu no segundo andar e causou pânico entre pacientes, todos em estado grave, que estavam no local. Pessoas correndo, carregando parentes no colo- muitos ainda tomando soro-, se amontoaram na rua em frente da unidade e só retornaram horas depois, quando as viaturas do Corpo de Bombeiros deixaram o prédio e declararam o local seguro.
O fogo começou pouco antes das 22 horas. O ar-condicionado do leito de isolamento da UTI entrou em curto causando inicialmente suspensão no fornecimento de energia em todo prédio. No andar de baixo, pacientes e funcionários achavam que era apenas mais um pico de energia e aguardavam o acionamento automático do gerador quando foram surpreendidos pelos gritos e dezenas de pessoas que desciam rapidamente e procuravam a saída do PSM. 'A luz apagou e logo veio aquele clarão, a fumaça e o cheiro forte de gás', disse, ainda muito nervosa, a dona-de-casa Eliceni Cruz, de 28 anos. Ela estava no segundo andar com o filho de oito anos, aguardando na área de neurologia, pois a criança havia caído e batido com a cabeça. Mãe e filho estavam entre as primeiras pessoas que conseguiram deixar o prédio. Ela, como muitas outras mães, pais e acompanhantes, carregava o filho, junto com o soro que estava sendo aplicado no menino.
'Muita gente ficou em pânico e foi um tumulto. Tinha gente muito doente que não conseguia andar e gritava por socorro, sem saber o que estava acontecendo', disse, já mais aliviada.
A sala de UTI fica próximo à unidade de casos graves infantil e de neurologia. O incêndio, portanto, afetou diretamente os pacientes mais fragéis.
Várias viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram em poucos minutos. O capitão Helton Morais, oficial do Corpo de Bombeiros, disse que ainda havia fogo quando as equipes chegaram. 'O fogo foi rapidamente controlado e usamos os extintores do próprio PSM', disse o oficial.

Mais aqui.

Nenhum comentário: