segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Um milhão de vozes contra as Farc

Em 131 cidades do mundo inteiro, nesta segunda-feira, milhares de pessoas levantaram suas vozes em protestos contra os narcoguerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Não é nada, não é nada, é muita coisa para se contrapor à letargia tendente a legitimar certa propensão – que em algumas camadas intelectuais chega mesmo a ser uma opção escancarada – de considerar que as Farc alimentam os mais nobres ideais de construir uma sociedade justa, igualitária e blablablá...
Os colombianos, que estão perto do olho do furacão de assassinatos, seqüestros e atentados terroristas promovidos pelas Farc, sabem melhor do que ninguém quem elas são. Foi na Colômbia que nasceu o movimento "Um milhão de vozes contras as Farc", responsável pela mobilização de hoje.
As passeatas começaram na Austrália, Japão e Hong Kong e hoje saíram às ruas de Paris e várias cidades da Europa e dos Estados Unidos, além de Caracas, na Venezuela. Em São Paulo (SP), a manifestação foi no vão livre do Masp.
Abaixo, a íntegra do manifesto (ou da convocatória, como lá está dito) disponível na página de abertura do site:

---------------------------------------------------------------

Um milhão de vozes contra as Farc

Necessitamos fazer escutar nossa voz. Não calemos mais, que tudo o mundo nos escute; que cada guerrilheiro e guerrilheira nos escute: repudiamos as Farc - EP (Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia - Exército do Povo).
Não queremos mais luta armada.
As Farc uma vez mais nos enganaram, se negando a entregar aos seqüestrados que têm no seu poder e se valendo de toda classe de enganos e evasivas.
O seqüestro é o pior dos atentados contra a dignidade humana que se pode cometer, e as Farc têm mantido privadas da liberdade mais de 3.000 pessoas durante muitos anos, enquanto se dedicam a delinqüir e a aumentar seu negócio do narcotráfico e terrorismo, trazendo pobreza e miséria à nossa pátria, que sofre por mais de 40 anos esta praga e esta tragédia humanitária.
Colômbia, colombianos e amigos em todo o mundo, gritemos unidos:
NÃO MAIS!
NÃO MAIS SEQÜESTROS!
NÃO MAIS MENTIRAS!
NÃO MAIS MORTES!
NÃO MAIS FARC!
Logremos unir um milhão de vozes em este grupo, para que juntos possamos fazer a diferença e lhe fazer saber ao mundo inteiro que na Colômbia não precisamos de nenhum exército do povo, que as Farc são um grupo terrorista, assassino, inimigo do povo e do mundo.
Esta é uma causa alheia de toda cor política. É uma causa humanitária e de simples sentido de solidariedade por nossa querida pátria.
Une-te. Vamos nos fazer sentir. Que nossa voz seja escutada.
Um milhão de vozes unidas contra as Farc.
http://www.facebook.com/group.php?gid=6684734468

Nenhum comentário: