domingo, 3 de fevereiro de 2008

Seu Bené, o bragantino, vai pra Itália

Benedito Batista da Silva, o seu Bené, é um produtor de farinha-d'água que até pouco tempo atrás só havia saído de Bragança, interior do Pará, para ir a Belém. De um avião, nunca tinha nem chegado perto.
Há dois anos, o ofício de transformar mandioca na pedaçuda farinha fez dele personagem de um curta documental e o levou a Turim, na Itália, para participar de um congresso de pequenos agricultores. Agora, o resultado dessa incursão o conduz novamente à Europa. Só que, desta vez, direto para a tela grande.
Idealizado e produzido pela chef carioca Teresa Corção e dirigido por Manoel Carvalho, o documentário "Seu Bené Vai pra Itália" foi selecionado para a segunda edição do Culinary Cinema -°Expanding Our Horizons (cinema culinário - expandindo nossos horizontes), programa do 58º Festival de Berlim. A mostra, que tem ainda outro brasileiro, "Estômago", de Marcos Jorge, acontece entre 11 e 15 de fevereiro.
"É emoção total e absoluta. Imprimi o e-mail com o convite para colocar na parede", diz Teresa Corção, 52, que assina o argumento do documentário.

Leia mais aqui, para assinantes, a matéria de Janaina Fidalgo que a Folha de S.Paulo publica.

Nenhum comentário: