quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Congresso adia leitura de requerimento que cria CPI

Com a morte do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT), o Congresso Nacional transferiu para amanhã (21) a sessão de leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos. A partir daí, os líderes partidários terão cinco dias para indicar os deputados e senadores que participarão da CPMI.
"Se os líderes indicarem rapidamente e se tudo andar bem, poderemos ter a instalação da CPMI na próxima semana", afirmou o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Ele disse que ainda acredita num entendimento entre governo e oposição em torno dos cargos de comando da CPMI.
O PT e o PMDB indicaram relator e presidente, mas a oposição reivindica uma das vagas, já que dois dos partidos que a integram - DEM e PSDB - formam a maior bancada no Senado. Por conta disso, ontem (19), a oposição protocolou requerimento para criação de uma CPI dos Cartões Corporativos apenas no Senado.

Falecimento
Jonas Pinheiro (DEM-MT) morreu ontem à noite, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele tinha 67 anos e estava internado desde o último dia 10 na Associação Médica Coronária de Cuiabá (Amecor), depois de ter sofrido uma parada cardiorrespiratória em decorrência de diabetes. Na segunda-feira, o senador apresentou quadro de morte encefálica.
Jonas Pinheiro, senador desde 1995, era ligado ao agronegócio, titular da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e conhecido por trabalhar em favor da renegociação de dívidas agrícolas. Em dois mandatos de senador, apresentou cerca de 30 projetos de sua autoria. Antes de ser senador, Jonas Pinheiro foi deputado federal por 12 anos.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), viaja no início da tarde para Santo Antonio do Leverger (MT), onde o corpo de Jonas Pinheiro será enterrado às 17h.
O primeiro suplente, Gilberto Goellner, empresário do ramo agrícola, tem até 90 dias para assumir a vaga deixada por Pinheiro. Com isso, a Casa passará a contar com 14 senadores que assumiram o cargo por terem sido suplentes: 17,28% do total.
Por causa da morte de Jonas Pinheiro, a sessão do Congresso Nacional marcada para hoje e que iria analisar vetos presidenciais foi cancelada. As reuniões nas comissões também tiveram de ser remarcadas.

aqui.

Nenhum comentário: