domingo, 24 de fevereiro de 2008

Brasil lidera deportações no Reino Unido

Na FOLHA DE S.PAULO:

O músico brasileiro Daniel Peixoto, 23, passou 35 horas, entre 12 e 13 de novembro, detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, antes de ter negada oficialmente a sua entrada no Reino Unido e ser embarcado num vôo de volta ao Brasil.
Nesse período, ele diz ter dormido no chão, alimentado-se exclusivamente de sanduíches distribuídos pelas autoridades britânicas e ter sido interrogado por nove horas consecutivas. Enquanto aguardava, dividia duas pequenas salas contíguas com até dez pessoas, que iam e vinham, na companhia constante de um iraquiano e um kosovar. Peixoto não sabia, mas, estatisticamente, sua chance de entrar no país era bem menor que a de seus companheiros de "detenção".
Documentos oficiais do governo britânico mostram que brasileiros representam a maior fatia de pessoas, entre todas as nacionalidades, que têm a entrada negada no Reino Unido e são mandadas de volta ao país de origem da viagem.
O Brasil passou a liderar o ranking em 2004, quando teve 5.180 cidadãos despachados de volta ao país, lugar que manteve nos dois anos seguintes.
Dados do Home Office -braço do governo britânico responsável pelo controle de imigrantes, entre outras funções- contabilizam todas as nacionalidades, com exceção de cidadãos da União Européia.
Os números mostram que, em 2005 e 2006, o total de brasileiros cuja entrada foi negada no país representou mais que o dobro da segunda nacionalidade com maior número de "denegações" nesses períodos.


Mais aqui.

Nenhum comentário: