quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Alívio nos preços de alimentos desacelera índices de inflação

Em O ESTADO DE S.PAULO:

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado pela FGV, teve variação de 0,42% na primeira parcial de fevereiro, ante 0,67% em igual período do mês passado (o índice mede a variação dos preços no período indicado sobre o mesmo período do mês anterior). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), fechou a primeira quadrissemana de fevereiro (período que vai da segunda semana do mês anterior até a primeira semana do mês) com 0,30%, bem abaixo do 0,52% de janeiro. Em ambos os casos, a menor pressão dos preços dos alimentos foi a principal responsável pelo recuo das taxas.
No IPC-Fipe, o grupo Alimentação teve alta de 0,28% na primeira quadrissemana do mês, taxa que mostra desaceleração de 0,76 ponto porcentual em relação ao fechamento de janeiro (1,04%). É a mais baixa desde a primeira quadrissemana de novembro, quando o preço dos alimentos tinha subido 0,20% na cidade de São Paulo.
O alívio dos preços dos alimentos não deve parar por aí. Para o coordenador do IPC-Fipe, Marcio Nakane, o índice deve cair para 0,25% até o fim do mês, puxado pela redução no ritmo de alta dos alimentos. “A alimentação deverá mais que compensar a alta prevista nas despesas com habitação”, diz Nakane. “A trajetória da inflação continua sendo de desaceleração.”
Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,50%, abaixo do 0,76% na primeira prévia de janeiro. Na mesma comparação, o IPA Agrícola, que também abrange o setor de pecuária, caiu de 1,90% para 0,32%, refletindo principalmente a baixa nos preços do milho em grão, aves, tomate e ovos.


Mais aqui.

Nenhum comentário: