domingo, 2 de dezembro de 2007

Terceiro mandato, não!

Enfim, as ruas começam a falar.

NA FOLHA DE S.PAULO de hoje:

65% desaprovam que Lula possa disputar 3º mandato

Datafolha revela que ampla maioria rejeita mudar a lei para petista concorrer em 2010

Somente em Pernambuco, Estado natal do petista, 51% concordariam em dar a ele o direito de permanecer por mais 4 anos consecutivos

MALU DELGADO EDITORA-ASSISTENTE DE BRASIL

Rejeitam um terceiro mandato consecutivo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva 65% dos brasileiros, revela pesquisa Datafolha realizada entre os dias 26 e 29 de novembro. Em nenhuma das regiões do país, nem mesmo no Nordeste, onde é mais bem avaliado, essa hipótese contaria com o apoio da maioria da população. O Datafolha perguntou aos entrevistados se concordariam com uma mudança na lei para dar o direito a Lula de concorrer a um terceiro mandato em 2010. Apenas 31% apoiariam a idéia.
Foram entrevistadas 11.741 pessoas, em 390 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A proposta de terceiro mandato não é acolhida pela maioria nem quando o questionamento é genérico, sem citar Lula. Para 63%, presidentes não devem ter esse direito. O percentual sobe para 66% quando se trata de governadores e vai a 67% no caso de prefeitos.
O terceiro mandato é defendido por setores petistas e provoca temores na oposição. Publicamente, tanto Lula quanto a direção do PT negam a intenção de trabalhar por uma mudança constitucional com esse objetivo. Em entrevistas recentes, Lula revelou o desejo de voltar à Presidência. Em 2014. Mas o PT não tem hoje nomes competitivos para disputar 2010, primeira eleição desde 1989 sem Lula na cédula.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) elegeu como prioridade o combate ao terceiro mandato. Fez discursos inflamados no 3º Congresso do PSDB, na semana retrasada, e criticou ações do governo Lula que, na sua avaliação, atentam contra a democracia. O PT revidou, lembrando que o tucano trabalhou para aprovar a mudança constitucional, em 1997, que lhe garantiu o direito à reeleição. Em 1994, a revisão constitucional já havia reduzido o mandato de cinco para quatro anos.


Leia mais aqui, para assinantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Presidente Lula conseguiu grandes evoluções na economia e política do Brasil - está de parabéns. Contudo, está desgastado, principalmente politicamente - após os diversos escândalos, sendo necessária a sua saída do poder, dando lugar a outros políticos.