domingo, 9 de dezembro de 2007

No Porão com Paula Sampaio

Espaço Aberto para Paula Sampaio, uma mineira que veio para Belém ainda menina e desde 1987 trabalha em fotojornalismo.

Desenvolve projetos e ensaios pessoais de fotografia que já foram premiados pela Funarte (IV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, 1993) e Menção Honrosa na terceira versão de Prêmio Nacional de Fotografia (1998), Mother Jones Internacional Fund for Documentary Photography, dos Estados Unidos (1997), Fundação Vitae (Bolsa Vitae de Pesquisa e Arte em 2004) e Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia/São Paulo (2006).

Atualmente, é repórter-fotográfica de O LIBERAL e está terminando o Projeto No Porão, subsidiado pela Bolsa Ipiranga de Artes Visuais. O projeto de Paula foi contemplado este ano com uma das Bolsas Ipiranga de Artes Visuais. A proposta é dividir com o público um pouco da história do bairro da Campina, localizado no centro histórico de Belém, por meio de imagens e memórias orais. A foto de Paula, aí em cima, faz parte da mostra.

Um dos resultados do trabalho é a exposição montada no Porão 619 da Travessa Frutuoso Guimarães. A mostra reúne acervos de famílias do bairro e pode ser visitada até o próximo dia 17 de dezembro, sempre às terças e quintas, de 16h30 às 19h.

Outro projeto que Paula desenvolve é a veiculação de um tablóide, a “Folha da Campina”, que traz histórias, imagens e artigos assinados por convidados como Fábio Castro, Rose Silveira, Claudia Leão, Mariano Klautau, Janice Lima, Regina Maneschy. “Isso tudo nos permite refletir sobre esse território urbano devastado pelo descaso público e pela violência cotidiana. Mas que, apesar de tudo, teima em existir, pulsando em quem e no que resistiu aqui”, diz Paula.

Nenhum comentário: