quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Sobre a fuga de debates e ausências em solenidades, opositores comparam Imbiriba a Campos: "Tal mentor, tal pupilo..."

Eduardo Imbiriba, da OAB Sempre à Frente: "Tal mentor, tal pupilo...", dizem dele os opositores,
comparando suas fugas de debates às ausências do presidente da Ordem, Alberto Campos, de solenidades oficiais nas quais o silêncio da OAB-PA vem ressoando como se fosse o grito da omissão

Advogados que apoiam a chapa de oposição Vamos Mudar a OAB, encabeçada por Sávio Barreto, têm feito ecoar recorrente e insistentemente, nas redes sociais e pela voz do próprio candidato a presidente da chapa, Sávio Barreto, a crítica de que o atual presidente da OAB-PA, Alberto Campos, vai entrar para a história da instituição como o dirigente que mais se omitiu de participar de solenidades nas quais, por força do cargo, ele deveria estar presente.

E acrescentam os opositores que, nesse particular, o advogado Eduardo Imbiriba - cuja chapa, a OAB Sempre à Frente, é apoiada por Campos - encarna perfeitamente a criatura que tem saído à imagem do criador. Ou por outra: o pupilo caminha célere, resoluto e intimorato para superar o mentor.

A reclamada presença de Campos em solenidades oficiais, sustentam apoiadores de Sávio Barreto, deve-se à necessidade de que o presidente da Ordem, seja quem for, precisa fazer uso de uma credencial protocolar, digamos assim, que lhe impõe o dever de representar pessoalmente a instituição em cenários, situações e ambientes que condigam com a importância da OAB como instituição das mais respeitáveis e dignas de crédito.

No caso de Alberto Campos, reclamam os apoiadores de Barreto, as ausências do atual presidente são indesmentíveis e foram clamorosamente registradas em eventos recentes. Somente este ano, isso já aconteceu em janeiro, na posse de 30 novos juízes promovida pelo Tribunal de Justiça do Pará. Aconteceria posteriormente, em abril, na posse do procurador-geral de Justiça, César Mattar. E aconteceu até na despedida do desembargador Milton Nobre, o ex-presidente do TJPA que saiu das fileiras da OAB.

De acordo com opositores da Vamos Mudar a OAB, esses foram três momentos em que Alberto Campos, preocupado com a sua classe, poderia usar a palavra para lamentar perdas, suplícios e padecimentos enfrentados pela advocacia na pandemia, ou cobrar dignidade para advogados e advogadas nas UPJs da vida. Mas não. Ele não foi. Não tendo ido, permaneceu mudo e quedo. Permanecendo mudo e quedo, reduziu o robusto peso institucional da OAB ao peso de um fiapo.

Notam os opositores que assim mesmo, em Carrara esculpido, é o comportamento do pupilo de Alberto, Eduardo Imbiriba. Em campanha para substituir o mentor, primeiro Imbiriba fugiu do desafio feito por Sávio Barreto para enfrentá-lo em um debate. Depois, fugiu do debate que seria promovido pelo Grupo Liberal. E nesta terça (16), também fugiu do debate para o qual foi convidado há duas semanas pelo Observatório Nacional da Advocacia.

Nenhum comentário: