sábado, 13 de novembro de 2021

Enquanto a terceira via não vem, as pesquisas nos divertem. Que o diga a rejeição a Sérgio Moro.


Ninguém, com todo o respeito, aguenta mais esse debate sobre terceira via.
Porque, também com todo o respeito, a possibilidade de um tertius, digamos assim, que reuniria todas as condições de vencer os extremos, no caso Bolsonaro e Lula, é praticamente uma ficção - pelo menos neste momento.
Mas como a política, como dizia o doutor Ulysses, é como as nuvens, que ora estão aqui, ora estão acolá, não se descarta que, até outubro do ano que vem, apareça esse candidato com requisitos, estofo partidário e um projeto concreto para o País que lhe permitam conquistar uma, até agora, implausível sustentação eleitoral capaz de levá-lo a suplantar Bolsonaro e Lula.
Por enquanto, no entanto, são as pesquisas que nos desinformam, nos desorientam e - por que não? - nos divertem, tantas e tão contraditórias elas são quando tentam mostrar as condições político-eleitorais de Sérgio Moro, recém-filiado ao Podemos e apontado entusiasticamente, por vários segmentos, como o cara da tal e fictícia terceira via.
Para vocês verem a quantas andam as pesquisas, vejam o exemplo de apenas duas. E observem, em cada uma, a disparidade das aferições que mensuram - ou tentam mensurar - a rejeição que se atribui a Moro.
Na quarta-feira (10), a Genial/Quest divulgou levantamento em que o ex-juiz federal aparece com assustadores 61% de rejeição, perdendo apenas para Bolsonaro (67%), conforme você pode conferir na imagem ao lado, em nota publicada na Coluna do Estadão, reproduzida na edição deste domingo de O LIBERAL. Na região Nordeste, os índices sobem para 68% para o candidato do Podemos e 74% para o Mitômano.
Mas eis que, na sexta-feira (12), outra pesquisa vem à tona. Desta vez, da Exame/Ideia. E como está o quadro das rejeições? Olhem lá pra cima: Moro aparece em quarto lugar, com um índice até razoável de 19%, se considerarmos os obstáculos que precisa superar caso se candidate mesmo a presidente. Essa posição, no entanto, contrasta fortemente com os resultados da aferição da Genial/Quest.
A continuar nessa toada, Moro, na próxima pesquisa, seja lá qual for, vai aparecer com zero de rejeição. Não duvidem disso.
Por isso, conforme já registrado, as pesquisas nos desinformam, nos desorientam e - por que não? - nos divertem.
Com todo o respeito aos pesquiseiros, é claro.

Nenhum comentário: