segunda-feira, 8 de novembro de 2021

OAB do Pará perdeu a combatividade, abandonou a categoria e defende prerrogativas de forma seletiva, diz candidato de oposição


O advogado Sávio Barreto, candidato de oposição a presidente da OAB do Pará, nas eleições marcadas para o próximo dia 18 de novembro, considera que a atual gestão, que tem na presidência Alberto Campos, esvaziou a representatividade da categoria (que a instituição é obrigada a preservar), perdeu a combatividade e mostra-se inoperante e omissa na defesa das prerrogativas, essenciais para o exercício pleno da advocacia.

A defesa das prerrogativas que está sendo feita atualmente, de acordo com Barreto, é seletiva, voltada ao amparo apenas das "pessoas alinhadas com a atual gestão". O candidato reforçou que vários profissionais tiveram suas prerrogativas gravemente violadas e não tiveram o apoio do atual presidente da Comissão de Prerrogativas, o advogado Eduardo Imbiriba, que encabeça a chapa OAB Sempre à Frente, apoiada por Alberto Campos.

As críticas do candidato oposicionista, que encabeça a chapa Vamos Mudar a OAB, foram feitas neste domingo (7), durante uma live (assista no vídeo, a partir do 8º minuto) disponível, no Facebook, no perfil de José Carlos Lima, o Zé Carlos do PV, que, além de presidente regional do partido, também é advogado. 

Barreto comparou a atual gestão com as anteriores, de Angela Salles, Ophir Cavalcante e Jarbas Vasconcelos. "O que eu vi nas gestões anteriores e não vejo hoje? a combatividade. Nós somos advogados. O nosso DNA é o enfrentamento. Se há um grande problema na sociedade, nós temos que identificar esse problema temos que adotar um posicionamento e temos que usar a nossa voz. Eu vi isso na gestão da Angela, eu vi isso na gestão do Ophir, eu vi isso na gestão do Jarbas. Eu não vejo isso na gestão do Alberto", afirmou.

UPJs e honorários - O candidato da Vamos mudar a OAB também abordou dois temas nevrálgicos na rotina dos advogados: o mau funcionamento nas Unidades de Processamento Judicial (UPJ's) e a defasagem da tabela de honorários.

As UPJs foram criadas para ser o cartório do futuro, mas obrigam os advogados a esperas de até duas horas para acessar processos, além de atrasar outros procedimentos que antes andavam mais rápido. Em português claro: viraram a maldição dos advogados que precisam ir ao Fórum de Belém rotineiramente.

Diante da omissão da OAB, que deveria pressionar o Tribunal de Justiça a rever o sistema e organizá-lo melhor, Sávio Barreto entrou com pedido de providências no Conselho Nacional de Justiça, para que o CNJ obrigue o TJ a aprimorar o sistema, sem prejuízo à advocacia.

Sobre a tabela de honorários, Sávio Barreto revelou que, tão logo seja eleito, fará um levantamento comparativo das tabelas de honorários, junto a todas as OABs do País, para servir de parâmetro a uma proposta de revisão da tabela vigente no Pará. Esse movimento pretende corrigir distorções e adequar a tabela local à realidade, priorizando os interesses da advocacia em todos os segmentos.

Nenhum comentário: