quinta-feira, 4 de novembro de 2021

OAB diz que acompanha e quer celeridade na apuração de agressões sofridas por advogada em Oriximiná

A vice-presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA, Silvia
Barbosa
, reunida com o corregedor-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly
(Foto: Ascom/OAB-PA)

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará informou ao Espaço Aberto, nesta quarta-feira (4), que está acompanhando, através da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas e da Ouvidoria Geral, os desdobramentos das agressões sofridas no dia 20 de março deste ano pela advogada Lia Fernanda Guimarães Farias, em Oriximiná, e da "suposta violação de prerrogativas por parte de autoridade policial", no caso o delegado Edmilson Faro.
Conforme o blog informou nesta terça-feira (3), a chapa de oposição Vamos Mudar a OAB, encabeçada pelo advogado Sávio Barreto, está questionando Eduardo Imbiriba, candidato a presidente da chapa OAB Sempre à Frente (apoiada pela atual gestão da Ordem), que teria feito "vista grossa" na apuração do caso.

* Oposição questiona candidato a presidente da chapa "OAB Sempre à Frente" sobre agressões a uma advogada em Oriximiná


É que Imbiriba, atual presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA, tem ligações com a advogada Iviny Pereira Canto, apontada como uma das que se envolveram nas agressões a Lia Farias, juntamente com Edmilson Faro.
Além de já ter sido defendida por Imbiriba, num processo em que foi denunciada pelo Ministério Público por falsidade ideológica, fraude processual e corrupção ativa e passiva, Iviny concorre à presidência da Subseção da OAB em Óbidos e diz ter o apoio do candidato a presidente da chapa OAB Sempre à Frente.
A nota da OAB (veja abaixo a íntegra) sobre o assunto não faz, no entanto, qualquer menção ao envolvimento de Iviny Pereira Canto nos incidentes ocorridos em Oriximiná.

-------------------------------------------------------------

Na quarta-feira (03), a vice-presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA, Silvia Barbosa, e o ouvidor-geral da OAB-PA, João Anjos, reuniram-se com corregedor-geral da Polícia Civil do Estado do Pará, Raimundo Benassuly. Em pauta, as agressões sofridas pela advogada Lia Fernanda Guimarães Farias, em Oriximiná, região oeste, e a suposta violação de prerrogativas por parte de autoridade policial. Somente após a OAB-PA, por meio da subseção santarena, acionar a Corregedoria da Polícia Civil, houve a instauração de procedimento contra a autoridade.
O caso ainda tramita na Corregedoria Regional de Santarém. A comissão de trabalho da OAB-PA, por sua vez, cobrou mais celeridade nas investigações. No âmbito do Sistema Estadual de Prerrogativas, o procedimento administrativo retornou da subseção da OAB em Santarém devidamente instruído e já recebeu o parecer opinativo de membro da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA. Agora, será submetido à apreciação do Conselho Seccional.

Nenhum comentário: