segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Brasília sob aparato de segurança gigantesco. Ocupação hoteleira na área central sobe para 90%.

A Alameda das Palmeiras, atrás do Congresso: local já está interditado à circulação de pedestres,
como também toda a área da Praça dos Três Poderes, onde estão o Palácio do Planalto e o STF
(A foto é do Espaço Aberto)

Estou aqui em Brasília.

O aparato de segurança para os atos bolsonaristas programados para esta terça-feira (7) são verdadeiramente impressionantes.

A convicção - forte impressão - que se forma é de que as restrições impostas para o acesso de populares à Esplanada (local da concentração dos bolsonaristas) e à área nas imediações da Torre de TV (onde vão se manifestar os opositores ao governo Bolsonaro) atende à possibilidade concreta de atos de violência que poderão levar, como é desejo de muitos fanáticos, à invasão ou mesmo à depredação dos prédios do Supremo e do Congresso Nacional.

Toda, absolutamente toda, a região central de Brasília ficará sob policiamento reforçado. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai revistar pessoas e bloqueará as principais vias da Esplanada dos Ministérios e proximidades da Torre de TV.

Será terminantemente proibido acessar as áreas em que serão realizadas as manifestações portando objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança de manifestantes e população. A utilização de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada ficará sob restrições.

Aguarda-se um público gigantesco, sobretudo nos atos bolsonaristas. Na área central da Capital, 90% dos hotéis e pousadas estão lotados por causa das manifestação deste 7 de Setembro. Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília Sindhobar, a ocupação considerada de fluxo normal na capital federal é de 40%.

Em regiões administrativas como Taguatinga, Guará e Águas Claras, a ocupação dos hotéis chegou a 75%, quase todos com apenas uma diária para o Dia da Independência. As reservas atingiram uma ocupação inédita, segundo o Sindhobar.

Agora, resta aguardarmos o comportamento dos manifestantes de um lado e de outro. Sobretudo dos fanáticos (igualmente de um lado e de outro).

Um comentário:

Anônimo disse...

É meu caro, infelizmente, vendo as manifestações de apoio ao presidente atual contra as instituições democráticas, em boa parte de nosso Brasil, terminamos por ajudar a criar o Ovo da Serpente. Agora resta a união de toda força em prol da democracia.