sábado, 20 de outubro de 2018

Onda de mensagens pró-Bolsonaro cai sensivelmente no WhatsApp


Pira paz, não quero mais.
Lembram-se da brincadeira de pira, durante a infância em que a gente não tinha WhatsApp?
Pois é.
Nas brincadeiras de pira, o moleque, ou moleca, que não queria mais brincar saía da brincadeira dizendo isto: pira paz, não quero mais.
Mais ou menos como essas empresas suspeitas de encomendar pacotes de nojeiras e mentiras - ou de mentiras nojentas, como queiram ´- devem estar dizendo agora, depois que o TSE mandou investigar se existe algum dedo da campanha de Bolsonaro nesse jogo sujo e antidemocrático.
É visível, perceptível e inequívoco que, transcorridas pouco mais de 24 horas da abertura de investigação determinada pelo TSE, o tsunami de mensagens que vinham sendo veiculadas nos grupos de WhatsApp caiu consideravelmente.
Durante todo o dia deste sábado (20), o Espaço Aberto pediu a cinco de seus leitores - três bancários, uma advogada e um jornalista - que observassem, nos grupos de que participam, se o número de mensagens pró-Bolsonaro foi reduzido de ontem para hoje.
Na média, as respostas indicam que caiu, sim. E um dos leitores chegou a observar que, nos grupos de que participa, aquelas postagens favoráveis a Bolsonaro, que tinham a aparência de ser disparadas em massa, praticamente pararam completamente.
Isso já é uma demonstração forte, sólida e, como diriam os operadores do Direito, robusta de que, sim, estava em curso uma anomalia que justificava a onda, em dimensões tsunâmicas, de mensagens prontinhas e bonitinhas, mas criminosas e mentirosas, que os simpatizantes da candidatura de Bolsonaro recebiam e se encarregavam de disseminar, aos milhares e milhões, sobretudo pelo WhatsApp.
Daí a onda de mensagens com o selo de Encaminhada que trafegavam com intensidade e frequência impressionantes pelo WhatsApp.
E como já disse o blog, Encaminhada é a identidade definitiva da ditadura da que transformou o Whatsapp numa fossa de mentiras e crimes.
E aí?
Isso vai mudar o resultado das eleições?
Não.
Não vai mudar.
Bolsonaro está virtualmente eleito.
Mas esse episódio precisa ser apurado e, se for o caso, empresários que eventualmente tenham cometido esse crime precisam responder penalmente pelo que fizeram.
Porque ninguém pode servir-se dos instrumentos da democracia para perpetrar coisas hediondas como as que vinham sendo veiculadas por aí.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sério mesmo essa sua pesquisa? Quer dizer então que seu instituto de pesquisas baseado em cinco (e)leitores tiveram a lúcida e sapiente conclusão que as notícias falsas (todas) foram obra dos eleitores do Bolsonaro?
Inacreditável, inverossímil e risível sua antipatia por Bolsonaro, e seu partidarismo pelo PT.
Não existe empresas que pululam de mentiras as redes sociais pró-Bolsonaro.
Agora, já foi provado o contrário em eleições passadas e nessa. Pesquise e comprove.

Anônimo disse...

"É visível, perceptível e inequívoco que, transcorridas pouco mais de 24 horas da abertura de investigação determinada pelo TSE, o tsunami de mensagens que vinham sendo veiculadas nos grupos de WhatsApp caiu consideravelmente."

Esse teu zap é de onde? Do Brasil?
No meu, aumentaram as mensagens....