quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Não queremos mais BRT. Queremos, apenas, praças sem buracos.



Escutem aqui.
Belém não quer mais uma obra, como se diz, estruturante.
Não quer mais uma obra como o BRT, esse colosso que começou sabemos quando, mas não sabemos – e, parece, ninguém sabe – quando vai terminar.
Não.
Belém, meus caros, quer coisas simples, que podem propiciar segurança e satisfação a seus moradores.
Como tapar buracos em praças, por exemplo.
Simplesmente tapar, nas calçadas, buracos que causam acidentes graves.
É o caso da Praça Batista Campos, uma das mais aprazíveis da cidade, mas abandonada, desprezada e transformada num local de risco para quem faz suas caminhadas ou suas corridas matinais por lá.
Usem a busca aqui do Espaço Aberto, digitem algo como Batista Campos buracos e vocês vão ver quantas postagens, com uma fartura de fotos ilustrativas (como as estão acima), já foram publicadas sobre o assunto.
E tudo continua como dantes.
O leitor do blog José Olímpio Bastos, um dos mais antigos frequentadores da praça e dos mais ativos defensores de sua preservação, lembra, oportunamente, que exatamente no dia 15 de outubro o médico cardiologista aposentado João Amoedo pegou uma queda por volta das 7h, na pista bem embaixo das samaumeiras, onde tem um ressalto perigosíssimo.
“Aliás, a praça toda está com o piso externo com centenas de buracos, risco altíssimo para as milhares de pessoas que lá caminham, correm ou simplesmente transitam em suas rotina diárias, quer sejam crianças da mais tenra idade com seus pais até as pessoas bem idosas - homens como mulheres. Muitas e muitas pessoas já caíram e se machucaram muito. A necessidade de recuperação da praça é urgentíssima! Não do piso, mas também dos bancos, das lixeiras, dos coretos, dos lagos, enfim, de toda a praça”, clama José Olímpio.
Pois é.
Enquanto os clamores não são ouvidos – e parece, infelizmente, que nunca o são -, haja acidentes.
Na quinta feira passada, foi uma senhora, que caiu na calçada próximo ao coreto central. Novamente, um tropeço em uma “beirada” levantada por raiz de árvore. A buraqueira aumenta a cada dia!
Enquanto isso, não temos nem BRT, nem praças em boas condições, nem nada.
Praticamente nada que dê satisfação ao belenense de desfrutar de sua cidade.
Que coisa!

Nenhum comentário: