quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Há cintilar de luzes em meio a prenúncios de trevas



Em, Brasília, por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal confirmou decisão da ministra Cármen Lúcia que suspendeu ações policiais em universidades, na semana passada.

*****

Em São Paulo, a Polícia Civil indiciou o estudante de direito Pedro Bellintani Baleotii, de 25 anos, por crime racial após ele aparecer em vídeo indo votar com uma camiseta do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) dizendo: “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer!”.

*****

Em Santa Catarina, o Ministério Público entrou com ação na Justiça contra a deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL), que divulgou nas redes sociais um comunicado pedindo que estudantes catarinenenses gravem e denunciem manifestações político-partidárias dos professores. A deputada criou um canal para receber as denúncias.

*****

Em São Paulo, o Ministério Público Federal em São Paulo denunciou um ex-delegado, um procurador militar aposentado e um juiz militar aposentado por omissão na investigação da morte do militante político Olavo Hanssen durante o regime militar (1964-1985) na capital paulista. Esta é a primeira denúncia do MPF contra integrantes do Ministério Público e do Judiciário por suspeita de legitimar práticas de tortura durante a ditadura.

*****

A série de ataques que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vem fazendo contra a Folha de S.Paulo teve como um de seus efeitos colaterais uma campanha virtual incentivando a assinatura do jornal.

6 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Eu não cancelei a assinatura da Folha por não ter, mas cancelei a da Veja como muitos brasileiros fizeram. Bolsonaro ganhou contra toda esta imprensa de esquerda que vive no Brasil mas que sobrevive sustentada por verbas generosas do Governo. Espero que no Governo Bolsonaro ele corte todas estas verbas para estas tais empresas de fake.
PedroLopes

Unknown disse...

Na UnB militantes petustas e psolistas impedem a enttsda de estudantes com camisetas do Bolsonaro e o STF comeu abiu. Dois pesos e duas medidas?

Poster disse...

Doutor Ismaelino, que prazer vê-lo aqui sempre.
Mas olhe, acho que são coisas diferentes.
As operações em universidades, que o Supremo anulou, decorreram de interferências externas às instituições. E, "cáspite" (como diríamos), ordenadas pelo Poder Judiciário, que autorizou buscas e apreensões em caráter liminar.
No caso que o senhor menciona, trata-se de uma disputa política intramuros da UnB. E disputas políticas - selvagens inclusive -no seio de universidades sempre houve. Mas sem interferências externas.
Então, a UnB que resolva.
Aliás, veja notícia neste link: https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/29/manifestantes-pro-bolsonaro-sao-xingados-e-expulsos-de-campus-da-unb.htm.
Observe que a PM esteve no campus, mas a pedido da própria universidade.
E não foi lá para cercear a liberdade de expressão de ninguém, mas para garantir a segurança de manifestantes pró-Bolsonaro.
Acredito, portanto, que as situações sejam diferentes.

Anônimo disse...

Dr Ismaelino a autonomia da esquer... ops, da universidade foi criada para isso. Leia o programa do pt. Lá prevê o controle petist... ops, social da mídia. A Constituição da impunidad... ops, cidadã é o fundamento jurídico.

Anônimo disse...

Não precisa retaliar. As redes sociais estão aí para denunciar. E não precisa de empresas, ao contrário da reportagem fake da folha. Os apoiadores do mito fazem isso de graça. É só fuçar em sites confiáveis que há várias informações úteis.

Unknown disse...

Desculpa, PB. Para mim, as universidades são instituições de ensino e pesquisa. A autonomia universitária se restringe portanto ao ensino e à pesquisa, mas sem descurar do princípio isonômico assegurado na Constituição. O professor pode ensinar sobre comunismo e socialismo, é claro. Mas não pode fazer proselitismo ou sectarismo políticos. Com a mesna isenção científica ele deve ensinar sobre o nazismo e fascismo e outris ismos. Mas não tem o direito de taxar ninguém de fascista ou nazista ao seu bel prazer As universidades não podem ser sequestradas por partidos ou facções de caráter partidário. Por outro ladosl, as universidades públicas funcionam em prédios públicos, onde atos de propaganda eleitoral são proibidos pela lei das Eleições. O STF proferiu indiscutivelmente uma decisão ridícula que, a despeito de proteger a autonomia universutária, revela somente o pavor que a ascencão do Bolsonaro à presidência e do Sérgio Moro ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública causam aos ministros mais contraditórios e incoerentes que já passaram pelo Supremo. Todos eles se preocuparam mais em mandar apavorados "recados" ao presidente eleito sobre respeito às minorias, à Constituição e à democracia, cono se estas não estivessem deveras ameaçadas apenas pelas fake news e lorotas espalhadas, com a complacência e conivência do TSE e do STF, pelos adversários do Bolsonaro. A verdade, meu caro amigo, é que o Bolsonaro é só um detalhe. O principal agora é o povo - o mesmo que, inequivocamente majoritário, vem desde 2013 querendo se fazer ouvir nas ryas e praças - quem protagonizou o processo eleitoral, reduzindo a pó de traque o velho e carcomido sistema político corrupto vigente, nele incluída a grande mídia que perdeu, de fato, o monopólio da manipulação da consciência do eleitor brasileiro pela instantaneidade e a avalanche das true news nas redes sociais. Esta campanha foi totalmente atípica. Não sei nem se o Bolsonaro a compreendeu deveras. Mas uma coisa é cetta: ninguém enganara mais este povo. Nem os partidos e políticos corruptos, nem os conglomerados midiáticos engajados partidariamente e nem mesmo o Supremo Tribunal Federal, cuja composição se impõe seja revista pelo próximo governo.