quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ronaldo Fenômeno no mundo do oficialismo

Com todo o respeito que ele nos merece - todo mesmo -, mas Ronaldo Fenômeno, que como jogador foi um fenômeno, não passa de um coadjuvante bem intencionado, mas inalcançável em seus juízos, quando na condição de membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.
Ontem, o Fenômeno se superou.
Na apresentação do cartaz do Mundial de 2014 - vejam na foto acima, da Reuters -, ele disse o seguinte, ao criticar a postura da Imprensa brasileira na cobertura da preparação do país para o Mundial de futebol.
Segundo o ex-jogador, os órgãos de Imprensa estariam adotando uma postura excessivamente crítica em relação à Copa, que não refletiria o ânimo geral da população brasileira.

"O sentimento que vejo nas ruas é de felicidade e expectativa para a Copa, muito diferente do tom das perguntas que a gente tem que responder aqui. [...] Este é o momento de todos se unirem, inclusive a Imprensa. O povo brasileiro não está preocupado com atraso (nas obras prometidas para o Mundial). O povo brasileiro precisa de alegria."

Hã?
Ronaldo Fenômeno está em que mundo?
É neste mesmo?
Ou está no mundo do oficialismo, que trafega em paragens onde até a ficção não chega nem perto da mais improvável e implausível ficção?
Porque o oficialismo é assim: imaginem que na Copa haverá hotéis de primeira pra todo mundo, imaginem que na Copa a segurança nas cidades-sede será em ritmo de tolerância zero, imaginem que na Copa os aeroportos todos serão de Primeiro Mundo - e por aí vai.
Ronaldo Fenômeno precisamente, urgentemente, ser advertido pelo staff que cuida de sua imagem de que, se continuar trafegando no mundo do oficialismo desmedido, vai acabar, qualquer dia desses, dizendo que a Terra é quadrada.
Apenas porque, se disser que é redonda, isso poderá parecer que ele estaria destoando das ficções que o oficialismo lhe impõe.
Putz!
Mas que coisa!

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que ele pegou o mesmo virus "nãoseidenada" do Lula?!!
Já cantaram pra ele o derrame de dinheiro público em mega estádios elefantes brancos que não tem nem terá público para tanto?!
E pensar que o grande pai Lula anunciou que não teria dinheiro público nos estádios, ai ai...

Anônimo disse...

Blogger,
Faço minhas as palavras ( suas e ) as de Juca Kfouri , como a seguir :

Que Ronaldo, embora aparentemente disposto a virar pauteiro, não entenda qual seja a função da imprensa é compreensível.

Ele prefere que não se publique que a Copa do Mundo, prometida como a Copa do capital privado, se transformou na Copa do dinheiro público, inclusive, e principalmente, na construção dos 12 estádios que a sediarão. Dos 12!

O Fenômeno quer também que não se noticie que boa parte do legado previsto em infra-estrutura e mobilidade urbana já foi cancelada.

Certamente deseja, ainda, que os relatórios do TCU permaneçam em sigilo.

Difícil mesmo é explicar por que o deputado Rui Falcão, presidente do PT, bate na mesma tecla, ao dizer que as denúncias da imprensa contra a classe política nos aproxima, como país, do nazismo.

Ele não pensava assim quando os jornais denunciavam outros partidos no poder e Lula dizia que havia 300 picaretas no Congresso Nacional.

Porque Falcão é também jornalista, e até dirigiu, entre 1977, em plena ditadura, e 1988, a redação da revista “Exame”, baluarte do capitalismo.

Que há muito a se discutir sobre o papel da imprensa no Brasil democratizado está mais que óbvio.

Mas, devagar com andor.

Porque se pimenta nos olhos dos outros é refresco, imprensa é oposição.

O resto é armazém de secos e molhados, como ensinou Millôr Fernandes.