segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sessão especial discutirá a retomada das obras do PAC em Belém


A retomada das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em Belém, será discutida nesta segunda-feira, 10, em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A sessão será realizada às 9 horas, no auditório João Batista, atendendo a requerimento de autoria do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) e aprovado por unanimidade em sessão no dia 27 de novembro deste ano. No documento, o deputado psolista requer explicações sobre o abandono das obras. Moradores e movimentos sociais de diversas comunidades, como Riacho Doce e Taboquinha, estarão presentes na sessão para cobrar do poder público a retomada das obras. As obras do PAC, no Riacho Doce (I, II e III etapas), que deveriam estar sendo concluídas até o final deste ano, estão paradas desde 2010. Representantes do Governo do Estado e da Caixa foram convidados e deverão participar da sessão especial.
Com a proximidade do período chuvoso, os moradores das diversas comunidades que estão com obras do PAC paradas, enfrentarão muitos problemas, sobretudo alagamentos e perda de seus pertences. Na sessão ordinária da Alepa, no dia 27 de novembro deste ano, além de apresentar requerimento pedindo a realização da sessão especial, o deputado Edmilson Rodrigues conseguiu que os líderes do PSDB e do governo na Alepa, deputados José Megale e Márcio Miranda, ambos do PSDB, reunissem com os moradores e lideranças da área, que lotaram o plenário, pedindo ajuda para a situação de abandono que estão vivendo. Na ocasião, os dois parlamentares se comprometeram em entrar em contato com a presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Noêmia Jacob para obter informações e verificar o que é possível fazer. No entanto, diante da falta de respostas positivas, os moradores anseiam pela realização da sessão especial para que consigam fechar um cronograma de retomada dessas obras do Riacho Doce, que tiveram a primeira etapa iniciada e concluída na gestão municipal que teve a frente Edmilson Rodrigues.
Solidário e unido à luta dos moradores, Edmilson Rodrigues ressalta que é preciso sensibilizar o Governo do Estado, atual responsável pela execução das obras, para que elas sejam retomadas o quanto antes para evitar ainda mais sofrimento dos moradores. “A obra está se arrastando há tanto tempo que o valor repassado aos moradores, que foram remanejados do local, para o pagamento de aluguel (R$ 375,00) já está insuficiente porque os valores dos alugueis na área aumentaram. Além disso, os terrenos destinados à construção das casas já estão sendo invadidos por outras pessoas que não integram o cadastro do projeto. Por essa razão, é preciso que essa obra seja retomada e concluída o quanto antes”, defendeu Edmilson.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: