sexta-feira, 22 de junho de 2012

Edilson Santiago fora das eleições na OAB do Pará

Edilson Santiago: fora da disputa eleitoral
O advogado criminalista Edilson Santiago, que em fevereiro deste ano chegou a ser lançado candidato a presidente da OAB/PA para as próximas eleições, já decidiu que não concorrerá a presidência da entidade. Garantiu ainda que não vai disputar nenhum cargo eletivo em novembro. No segundo semestre, Santiago, além dos afazeres que lhe impõem seu escritório em Belém, terá de comandar por força contratual o setor jurídico de um empreendimento empresarial em outro município paraense, razão que o levou a não concorrer a nenhum cargo.
"Mas não deixarei de continuar defendendo um projeto coletivo, embora de forma solitária, pelo resgate da dignidade e do engrandecimento do exercício da advocacia, minha paixão", disse Santiago ao Espaço Aberto. Em novembro do ano passado, ele chegou a fazer uma greve de fome para demonstrar a insatisfação dos advogados do Pará contra o estágio a que chegara a entidade, naquele momento sob intervenção decretada pelo Conselho Federal.
Santiago garantiu que continuará proferindo palestras sobre “A Defesa dos Direitos e das Prerrogativas dos Advogados”, principalmente aos jovens advogados iniciantes, a seu ver as maiores vitimas da ausência do ensino da advocacia nas faculdades de Direito deste país.
"Jovens advogados, que se formam no curso de graduação, passam pelo Exame da Ordem dos Advogados, legitimando-se ao exercício da nobre profissão, sem que tenham sequer ouvido falar em defesa de suas prerrogativas, e muito menos de seus direitos. É que não têm ideia do nosso papel. Não sabem o que é exercer a nossa sagrada missão de defender alguém, de carregar nos ombros a responsabilidade pelo patrimônio maior de um ser humano, que é o direito a sua a liberdade", afirma Santiago.
É impossível, segundo ele, "atuar em defesa de um cidadão, seja na área Civil, Criminal, Trabalhista, Administrativa, sem que o advogado tenha a seu favor todas essas salvaguardas, sem que suas prerrogativas e seus Direitos sejam respeitados. E uma violação neste sentido, a Justiça como bem público maior estará afetada e, por consequência, toda a sociedade. Por isso, como velho advogado, tenho o dever de proteger e defender nossas prerrogativas profissionais. O uso destas prerrogativas é o único meio de valorizar a advocacia", diz Santiago.

Um comentário:

Sérgio Couto disse...

É uma pena que o Edilson Santiago tenha que ficar ausente (espero que temporariamente e por pouco tempo) da OAB-Pará, onde prestou muitos bons serviços. Que Deus o guarde e proteja na sua nova missão. E, quando terminar, que venha de volta para o lado dos colegas e amigos onde será sempre recebido de braços abertos.