terça-feira, 19 de junho de 2012

Tucano destaca meta de zerar desmatamento no Pará

O senador Mário Couto (PSDB-PA) solicitou ao Senado votos de "honra ao mérito" ao governador Simão Jatene pelo compromisso assumido na Conferência Rio+20 de zerar o desmatamento no Pará até o ano de 2020. Para o senador, a meta é "ousada, corajosa" e representa um marco na história do Estado.
"O Pará dá um passo gigantesco rumo àquilo que todo o nosso planeta – e não apenas a Amazônia - está a esperar de nós nas últimas décadas: o cuidado com o meio ambiente, a partir de políticas públicas efetivas e eficientes, para a preservação da humanidade", ressaltou Mário Couto, ao ler da tribuna nesta segunda-feira, 18, o requerimento no qual reconhece o empenho de Simão Jatene para tirar o Pará do topo da lista dos Estados que mais desmatam no Brasil.
Desde 2006, o Pará lidera o ranking brasileiro de destruição da floresta. Para mudar esse quadro, em 2011 Simão Jatene lançou o Programa Municípios Verdes (PMV), que foi apresentado dia 14 na Conferência Rio+20 em debate que contou com a presença de José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho.
No debate, o governador explicou que a redução do desmatamento no Pará será concentrada em quatro pilares: aumento na fiscalização e no monitoramento da floresta, criação de mais áreas protegidas, concessão de incentivos para a economia de base florestal e aumento de eficiência da pecuária.
Com essas metas em prática, o Governo estima que, até 2015, irá reduzir o desmatamento no Pará em 2.104 quilômetros quadrados. Depois, em 1.233 quilômetros quadrados até 2020. "A partir daí, qualquer desmatamento terá de ser obrigatoriamente compensado com o replantio do que foi derrubado", frisou Mário Couto, acrescentando que confia "plenamente" nos objetivos traçados por Simão Jatene, por este ser "um homem de palavra".

Fonte: Assessoria Parlamentar

Um comentário:

Anônimo disse...

Pior é que tem quem acredite...