quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Santiago é o primeiro pré-candidato a presidente da OAB-PA

Edilson Santiago: credibilidade da OAB no
Estado do Pará precisa ser resgatada
O advogado criminalista Edilson Santiago está disposto a concorrer ao posto de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, no pleito de novembro deste ano.
Sua condição de pré-candidato foi confirmada pelo próprio Santiago, ao responder por e-mail a uma indagação do Espaço Aberto, sobre se tinha procedência a informação de que ele vinha sendo cogitado para disputar a presidência da OAB-PA.
“Como um bom e velho soldado, não fujo d'uma missão coletiva de trabalhar novamente em prol da nossa classe, com apoio de todos, numa tentativa de soerguer de forma coletiva o nosso bom e velho ‘Casarão’”, respondeu Santiago, ao final de mensagem eletrônica na qual expõe suas preocupações com o desgaste moral e com o abalo financeiro que, segundo ele, estão devastando a respeitabilidade da instituição no Pará.
O nome de Santiago – que em novembro de 2011 chegou a fazer uma solitária greve de fome, em protesto contra as turbulências políticas que OAB do Pará enfrenta desde meados do ano passado- está sendo lançado pelo advogado Osvaldo Serrão - um dos maiores criminalistas do Estado - e um grupo de advogados que não apenas atuam na área Criminal, mas que representam outros segmentos da Advocacia paraense.
A seguir, a íntegra do e-mail de Santiago.

-------------------------------------------------------------

Efetivamente, nos últimos meses tenho sido provocado, no bom sentido e incentivado por vários colegas advogados das mais variadas especialidades do direito, para submeter meu nome ao pleito eleitoral que se realizará em novembro de 2012 e elegerá o novo presidente da OAB-PA.
Tenho recebido estes "chamados", muitas das vezes até insistente, talvez pela compreensão que os nossos colegas tiveram do trabalho que executei quando exerci com muita determinação, independência e humildade a Presidência da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA.
De forma combativa e aguerrida, mas acima de tudo na defesa intransigente dos nossos direitos e de nossas prerrogativas. Inclusive a tornando uma das avançadas e respeitadas Comissões de Prerrogativas das OABs de todo o Brasil.
Isso tudo fruto de um trabalho coletivo, sério, transparente e agregador de mais de 50 colegas advogados e advogadas que comigo se juntaram por livre e espontânea vontade, mas acima de tudo com o espírito de mudança na defesa dos nossos direitos e prerrogativas.
E eu tive o imenso prazer de coordená-los. No que culminou com a elaboração da 1ª Cartilha de Defesa de Prerrogativas dos Advogados Paraenses.
Exerci tal cargo por mais de 01 ano e meio. E ao deixá-lo, tive a grata satisfação de receber mais 300 e-mails de elogios e agradecimentos dos colegas advogados paraenses bem como de várias Seccionais da OAB de todo o Brasil, pelo trabalho que firme e seguro desenvolvemos em prol da nossa classe.
E estes, eu os guardo com muito carinho e honra principalmente como "honorários recebido" pelo trabalho desenvolvido.
Pois como é sabido por todos: todo e qualquer cargo exercido no âmbito do sistema OAB é exercido de forma gratuita. Pelo menos é o que consta no Estatuto da Advocacia!
Caro Paulo, hoje a nossa Veneranda OAB-PA se encontra numa situação muito delicada e fragilizada, frente aos seus integrantes, e mais principalmente frente à sociedade paraense e brasileira.
Hoje a nossa OAB-PA, pelo que tenho ouvido falar de vários colegas, se acha severamente abalada financeiramente e mais grave ainda é a sua credibilidade moral frente à Sociedade.
Não vou aqui tecer aqui comentários sobre os dois quesitos anteriores. E que levaram ao estágio em que se encontra. Não!
Até porque penso e acredito que todos os advogados paraenses neste momento devem se unir num projeto coletivo urgentemente, arregaçar as mangas e buscar a saúde financeira e moral da nossa OAB-PA. Afinal a OAB-PA é de todos nós!
E ninguém pode estar acima da nossa OAB-PA!
Tenho em mente que a financeira não será problema de longo prazo. Creio que numa gestão exercida seriamente e com profissionalismo, rapidamente resgataremos o abalo financeiro.
Mas tenho muita certeza que o abalo moral, este não será resgatado em uma gestão. Levaremos algum tempo para que a sociedade volte a entrar, suplicar e acreditar naquele velho, histórico e combativo "Casarão".
Deve a nova OAB/PA, em sua nova gestão se pautar mais seriamente nas suas atribuições de defesa e aperfeiçoamento dos advogados que a integram e que contribuem com suas anuidades.
Dar mais vida àquele belo e confortável espaço ocupado pela ESA/PA. Ali deve ser o foco de engrandecimento e fortalecimento cultural/político e dinâmico da advocacia paraense.
Principalmente junto aos advogados iniciantes. A quem cabe a nossa Ordem defendê-los com mais zelo, dignidade e atenção, principalmente no tocante à defesa de suas prerrogativas e sua capacitação profissional.
Justamente pela péssima e má formação profissional dos cursos de Direito em nosso estado e nosso país.
Exatamente como, por exemplo, ocorre com a OAB-SP, com a realização quase diária de grandes e proveitosos cursos de aperfeiçoamento. Inclusive de pós-graduação a preços que suportem no bolso da maioria dos advogados paraenses.
Discutir causas e ações que engrandeçam a nossa classe frente o Avanço das Tecnologias de Comunicações, no âmbito dos processos judiciais, que hoje o nosso Judiciário, esta implementando e os advogados estão literalmente a verem navios.
Com a mesma desculpa de sempre que não tem recursos para acompanharem tais demandas. Isto um dia deve acabar!
O avanço tecnológico está aí, e não permite desculpas de quem não o acompanha!
Enfim, deve perseguir junto à classe tantas e tantas ações que a beneficie e resgate o orgulho de pertencer a nossa OAB/PA.
Caro Paulo, estou sabendo que o Dr. Osvaldo Serrão e um grupo de Advogados estão se mobilizando e articulando não só junto aos advogados criminalistas, mas também junto aos vários segmentos da advocacia paraense.
Para o lançamento do meu nome junto à classe para candidato ao pleito de novembro próximo a Presidência da OAB/PA.
Sobre esta ideia, como você mesmo conceitua, tenho a dizer-lhe que fico muito grato pelo reconhecimento do nosso trabalho e principalmente pela consideração fraterna e desinteressada do Dr. Osvaldo Serrão e seu Grupo.
Que por sinal, pela experiência, serenidade e equilíbrio, o Dr. Osvaldo Serrão ainda tem muito a colaborar também de forma desinteressada com a hoje nossa frágil OAB/PA e com os advogados paraenses.
E por derradeiro, digo-lhe que, assim como o nosso nome está sendo ao menos cogitado, temos em nosso quadro de advogados paraenses grandes e sérios nomes também para esta tarefa hercúlea de soerguer financeira e moralmente a nossa casa, a nossa OAB/PA.
Mas também tenho a dizer-lhe, que como um bom e velho soldado não fujo d'uma missão coletiva de trabalhar novamente em prol da nossa classe, com apoio de todos, numa tentativa de soerguer de forma coletiva o nosso bom e velho "Casarão".
Sem mais para o momento, com um forte e fraterno Abraço,

Edilson Norões Santiago
Advogado Criminalista

SIGA O ESPAÇO ABERTO NO TWITTER

8 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Santiago foi o primeiro advogado a se insurgir contra a intervenção na OAB do Pará, externalizando seu inconformismo através de uma greve de fome em frente ao prédio da entidade.Era, e agora é notório e incontroverso, a intervenção foi e é desastrada, pois sangrou o voto da advocacia paraense que elegeu Jarbas presidente para presidir a OAB do Pará até 2012, cujo mandato foi abortado pela desastrada intervenção e cujos arquitetos e auxiliares não tem mais futuro na entidade diante da flagrante falta de respeito com a advocacia paraense atavés da desproporcional medida interventiva.

Anônimo disse...

Jarbas Vasconcelos de novo. É o povo no poder !!!! Vamos todos recolocar nosso amado e competente Jarbas na sua devida cadeira.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...é brincadeirinha meus caros....é brincadeirinha....vai que....hum.....quero nem pensar nisso...

Anônimo disse...

Eu voto no Dr. Santiago. Sinto que ele tem uma representação de qualidade no seio da Advocacia Paraense. Agiu com destemor na defesa das prerrogativas profissionais dos advogados. E mais importante: não integra o grupo dos golpistas da intervenção da OAB do Pará. A conhecida desastrada intervenção, todos sabem agora,só fez uma coisa:violou o voto e a vontade soberana da advocacia paraense que elegeu em eleições limpas e tranparentes Jarbas Vasconcelos para a presidência da OAB do Pará para presidi-la até 2012.

Anônimo disse...

JB 29/01 às 06h11
Juiz decide que OAB terá que prestar contas de Ophir Cavalcante
O juiz Bruno César Bandeira Apolinário, da 3ª vara da Justiça Federal, decidiu que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem o prazo de cinco dias para se manifestar sobre os abusos do atual presidente da organização, Ophir Cavalcante, com o cartão corporativo.

Cheque de R$ 230 mil

Quando era presidente da OAB paraense, Ophir Cavalcante teria compensado cheques de R$ 230 mil sem esclarecimento sobre o destino da verba e até pagamentos de bebidas alcoólicas com o dinheiro da Ordem. A denúncia é do atual presidente da OAB no Pará, Jarbas Vasconcelos.

Anônimo disse...

Agora todo mundo se diz contra a intervenção. Mas o mundo cairia se a intervenção não saísse. Ô raça essa de advogados. Não sabem o que querem... Os advogados paraenses teriam massacrado o Conselho Federal se a intervenção não saísse, essa é que é a verdade.

Anônimo disse...

Os advogados do Pará não foram ouvidos nem cheirados sobre a desastrada intervenção da OAB do Pará, todos sabem. O anônimo das 18:45 está equivocado ou não,ou seja, é cara de pau mesmo e acha e trata os advogados do Pará como se fossem bobos...

Roberto Parentoni disse...

Conspícuo Dr. Edilson Santiago,

É com muita satisfação de ter o nobre colega como candidato a presidência da OAB-PA.

Saiba que tens o meu e o apoio do IDECRIM.

Até a vitória e que assim seja!!!

Roberto Parentoni
Advogado Criminalista

Anônimo disse...

Advogados já comentam nos fóruns que ele é o candidato de Jarbas Vasconcelos, pois este não dispõe de outro nome que tenha um mínimo de chances. Todos saíram queimadaços do episódio de Altamira e com as inúmeras derrotas na Justiça. Restou o Santiago, que só tem apoios entre poucos criminalistas.