quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Começa a greve. Clima entre oficiais e governo é de tensão.

Então é assim.
Três batalhões da PM amanhecem hoje em greve, muito embora novas negociações, a partir das 9h desta quinta-feira, tentem reverter a parada e evitar que o movimento se amplie.
O Espaço Aberto apurou que foi tensa, pra lá de tensa, a reunião, no final da tarde de ontem, entre oficiais da PM com o comandante-geral, coronel Daniel Mendes; o secretário de Segurança, Luiz Fernandes, e a secretária de Administração, Alice Viana.
A reunião começou com atraso de 3 horas.
A titular da Sead disse que o governo do Estado iria dar um aumento, escalonado, entre 12% a 20% para os praças.
Em relação ao oficialato, explicou que seria feito um estudo para se apresentar um proposta. Foi estipulado o prazo até amanhã para a apresentação desse estudo.
A secretária afirmou que o restante das reivindicações dos praças, como tempo integral, dedicação exclusiva e interiorização, entre outras, seria negociado a partir somente a partir de de março de 2012.
Oficiais presentes reagiram.
Não concordaram com a proposta do governo de separar os oficiais e praças em categorias distintas, pois a carreira policial militar é única.
Outros oficiais se pronunciaram e, ao final, foram aplaudidos pelos colegas de farda.
Representantes das associação dos praças também alegaram que não aceitaram o era oferecido pelo governo e apoiaram os oficiais, dizendo que a PM é única e as propostas de melhorias salariais também devem ser únicas.
Apesar das manifestações, a secretária foi irredutível, sob a alegação de que o Estado atravessa uma crise financeira, fruto de desmandos do governo petista de Ana Júlia Carepa.
Depois do encerramento da reunião, o comandante-geral designou uma comissão de oficiais para, juntamente com as dos praças, negociar com o governo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não cabe mais culpar a ex-governadora, recentemente foi promulgada a nova Lei da Segup,a qual foi criado 600 cargos efetivos e 178 DAS, inclusive 03 secretárias adjuntas, cujo os salários de DAS seriam 11.000,00 (onze mil reais)o que o executiva gastará 3 milhões mensais, ou seja, não tem dinheiro dinheiro para pagar seus Policiais, mas tem para pagar os DAS políticos, todo mundo sabe que o atual Secretário da Insegurança do Pará é tarado por DAS, sua administração é medíocre e governa paga esse Ônus de tê-lo como secretário. Dizem por aí que a greve na PM também é para que o governador se digne em demitir este senhor tarado por DAS.

João Carlos Das Inseguro.

Anônimo disse...

Esse governo é uma brincadeira!! o aumento dado aos soldados e que reflete nos demais praça é só falacia, pois o aumento de 14% dado aos soldados reflete,apenas, ao aumento dado no salário minímo, já que o soldo do soldado é vinculado ao mínimo!!! então se supõem que aumento real não houve na prática!!!

Anônimo disse...

Eu quero saber se o governador pode dar aumento diferenciado para os militares em detrimento dos civis? Isso já ocorreu no governo do Almir e por conta disso os civis irão receber o que lhes é devido.

Anônimo disse...

A Constituição da República proíbe, expressamente, que militares dos Estados façam greve.
Mas como a política não vale muita coisa neste País, duvido que se cumpra a Constituição.

Anônimo disse...

So para ser ter uma ideia:
Dinheiro a ser gasto em propaganda em 2012 -> mais de 40 milhoes
Dinheiro a ser gasto pela sespa em salgadinhos em 2012 -> 14 milhoes
Dinheiro desviado pela Alepa -> mais de 200 milhoes
Dinheiro a ser gasto em aluguel de viaturas pela Segup em 2012 -> + de 20 milhoes
Sem falar nos Milhoes para contratar temporarios, que é inconstitucional, e nomeacao de DAS
E tem cara de pau que vem dizer q nao tem dinheiro....

Anônimo disse...

Nestes tempos modernos, a justiça entendeu que os policiais são trabalhadores e necessitam do instrumento da greve pra chorar e receber a comida. A justiça percebeu que se não for essa valvula de escape da confusão. Como conter homens armados se não for através do instrumento legal. Até hj não houve um caso de violencia praticado por grevista PM e BM, poís, as greves são pacificas, por isso, não tem nenhum condenado por greve, pode fazer a consulta.
Fica-se triste pela população que fica desassistida, porém, se a sociedade apoiar o movimento a solução será mais rapida.

Anônimo disse...

A Segup divulga que com o aumento proposto aos policiais militares a PM do Pará será o 8º maior salário do país!!! E alguém está buscando pontuação em "ranking salarial"? A busca é por melhores condições de vida!!!! Deveriam é de se orgulhar em poder pagar salários melhores.... E porque não ser o primeiro???? Se é para aparecer, deve aparecer com o melhor e não oitavo!!!! Com certeza o Pará está entre os cinco Estados mais ricos do país!!!

Anônimo disse...

Fechar ruas não caracteriza uma greve pacífica.Apenas mostra o desrespeito que se tem com o cidadão, como, aliás, é típico de republiquetas como o Brasil e de espertalhões que certamente se elegem em sindicatos e a mandatos políticos por conta dos desavisados que acreditam neles.