quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Setor madeireiro comemora recuperação no Pará

No AMAZÔNIA:

A 8ª edição da Feira de Máquinas, Móveis e Produtos do Setor Madeireiro, inaugurada ontem em Belém, deve resultar na circulação de aproximadamente US$ 150 milhões e atrair vinte mil pessoas até sábado, de acordo com a expectativa dos organizadores do evento. A feira funciona no Hangar e está aberta para visitação entre 17 e 22 horas.
Ontem, Antônio Rubens Camilotti, presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex), uma das promotoras da feira, destacou a retomada de negócios na área florestal após a crise financeira. 'Mesmo com todas as dificuldades o setor é forte. Depois de uma queda de 50% nos valores exportados no primeiro semestre deste ano, tivemos um crescimento de 25% em setembro. A atividade florestal é a vocação natural da região', disse.
O títular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Maurílio Monteiro, participou da abertura da feira representando a governadora do Estado. Ele destacou os entraves ao desenvolvimento do setor e garantiu que até o final deste ano o Programa de Apoio ao Manejo Florestal (Pamflor) estará implantado.
O programa visa qualificar e melhorar o manejo florestal no Pará, com mais transparência, gestão e controle ambiental sobre o uso dos recursos florestais. Desta forma, governo, empresários e institutos de pesquisa passam a integrar uma rede independente e integrada que vai ampliar a capacidade e agilidade da Sema na análise de processos e no acompanhamento dos projetos de manejo.

Nenhum comentário: