sábado, 31 de outubro de 2009

Voluntários de campanha treinam neste sábado.

Belém vai participar, pela primeira vez, do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Neste ano, será a quarta edição da campanha no Brasil, que conta com o apoio de mais de 130 supermercados em 23 cidades de vários estados, para arrecadação de alimentos.
Neste sábado haverá treinamento para voluntários, a partir das 16h30 no Instituto de Artes do Pará (IAP), ao lado da Basílica de Nazaré.
A meta da campanha é atingir, em único dia, 85 toneladas de produtos que serão entregues as instituições sociais. Em Belém, a ação é coordenada por membros da comunidade local do Movimento Comunhão e Libertação (CL), que convida pessoas para ajudar como voluntários na realização da campanha, no sábado, sete de novembro, no supermercado Líder Doca, de 8h às 19h.
“O Dia Nacional da Coleta de Alimentos é uma ação de sensibilização e motivação de pessoas de todas as idades a dedicarem um tempo para fazer um gesto voluntário”, explica um dos coordenadores do evento, Nélio Palheta, membro da comunidade local Movimento Comunhão e Libertação. Depois de se propagar na Europa, a campanha chegou ao Brasil em 2006, nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, por meio da Companhia das Obras do Brasil – CDO (instituição internacional integrada por membros do (CL) e pela Fondazione Banco Alimentare, da Itália.
Chamado de “gesto”, a campanha tem como objetivo proporcionar às pessoas que se envolverem (como doadores ou voluntários) a possibilidade de realizar uma experiência pessoal de gratuidade e caridade; um gesto genuíno de partilha que revele humanidade. “A simples doação de alimentos significa compartilhar a necessidade pessoal de fazer o bem, o que significa compartilhar, como sentido de vida, o desejo que a própria experiência cristã suscita nas pessoas de fazer coisas simples e concretas regidas pelo dom de amar a si e ao próximo”, enfatiza Nélio.
Os voluntários terão a missão de abordar os clientes do supermercado e informar sobre a proposta do “gesto”, orientando como doar os produtos constantes de uma lista pré-elaborada por nutricionistas, que inclui os alimentos necessários a uma alimentação balanceada e rica em proteínas (leite em pó, macarrão, molho de tomate, óleo de soja, sardinha, achocolatado, açúcar, arroz, enlatados - ervilha, milho, feijão). O cliente do supermercado receberá também uma sacola plástica onde depositará a doação a ser entregue no posto de coleta, instalado na saída da loja. Em Belém, as doações serão repassadas, sob a supervisão da CDO Brasil, ao Programa Mesa Brasil, administrado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), que distribui as entidades de amparo social que atuam na Região Metropolitana de Belém.
A inscrição de voluntários pode ser feita no site da Companhia das Obras (www.cdo.org.br/coletadealimentos). Interessados em participar devem informar a disponibilidade e a atividade que podem executar no dia sete de novembro.

SERVIÇO
Dia Nacional da Coleta de Alimentos
Dia: 07 de novembro, sábado.
Hora: das 8h às 19h
Local: Líder Doca – Avenida Visconde de Souza Franco
Inscrição de voluntários: www.cdo.org.br/coletadealimentos

Fonte: Assessoria de Imprensa da campanha

Nenhum comentário: