quarta-feira, 30 de julho de 2008

Associação de juízes decide incluir Kassab na "lista suja"

Na FOLHA DE S.PAULO:

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) incluiu ontem o nome do atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), na "lista suja", cuja primeira versão foi divulgada na semana passada com o nome dos candidatos Paulo Maluf (PP) e Marta Suplicy (PT), além de outros 13 políticos que concorrem nas eleições para cargo executivo de 26 capitais brasileiras.
Kassab é co-réu em ação civil pública em que é acusado de improbidade administrativa quando era secretário do ex-prefeito Celso Pitta (1997-2000). Ele foi absolvido pelo TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo em maio de 2007, mas recurso extraordinário feito pelo Ministério Público mantém a ação tramitando.
A "lista suja" divulgada pela AMB na terça-feira da semana passada traz nomes de candidatos que respondem a "ações penais, de improbidade administrativa e eleitoral".
A associação justificou que a demora de uma semana para a inclusão do nome de Kassab na lista ocorreu porque a ação contra o atual prefeito é identificada no site do TJ-SP como "civil pública" e não "de improbidade administrativa".
Sem o nome na lista, a campanha de Kassab tentou aproveitar politicamente da situação e mandou imprimir 120 mil panfletos, com o título "sujou", e a expressão "Marta nunca mais", reunindo notícias de jornais sobre a inclusão da petista na "lista suja".
A ação civil pública contra Kassab foi movida pelo Ministério Público no final dos anos 90, sob o argumento de que Pitta e Kassab, entre outros, cometeram improbidade administrativa ao publicar anúncio em jornais com o intuito de defender "interesses pessoais" diante de reportagens que vinculavam a prefeitura a esquema com títulos públicos.

Mais aqui.

Nenhum comentário: