terça-feira, 29 de julho de 2008

Governo quer votar projeto com regras para grampos

Na FOLHA DE S.PAULO:

Na esteira da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros Tarso Genro (Justiça) e José Múcio (Relações Institucionais) viabilizem a votação no Congresso de projeto de lei que regulamenta a utilização de escutas telefônicas.
Nas palavras de um ministro, Lula quer desfazer a idéia de que o Brasil é o "país da grampolândia". Por isso, defende uma lei que impeça abusos. O discurso oficial do governo é de que os grampos são mecanismos importantes de investigação, desde que legais.
Lula ficou incomodado desde que seu chefe-de-gabinete, Gilberto Carvalho, apareceu no grampo da operação conversando com o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), advogado do banqueiro Daniel Dantas, preso pela PF.
Tarso e Múcio vão procurar os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), numa tentativa de trazer o tema ao debate logo após o recesso parlamentar, que termina semana que vem.
Em princípio, há "clima" no Congresso para deliberar o assunto. Chinaglia e os líderes da base e da oposição já manifestaram a intenção de votar uma das propostas em tramitação antes das eleições de outubro.
A orientação surge menos de uma semana depois de Tarso e Múcio terem admitido -e reclamado- publicamente do uso indiscriminado de escutas no país. Tarso, no Rio, disse que "estamos chegando num ponto em que temos de nos acostumar com o seguinte: falar no telefone com a presunção de que alguém está escutando". Múcio, em Teresina, afirmou ter a impressão de que seu celular é uma "rádio comunitária".
O governo encaminhou projeto de lei sobre escutas ao Congresso em abril. O texto faz várias modificações à legislação atual, de 1996. Determina, por exemplo, que o prazo de duração da quebra do sigilo não exceda 60 dias, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos, por, no máximo, 360 dias. Hoje, a lei não prevê tempo máximo para a duração dos grampos.

Mais aqui.

Nenhum comentário: