segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Chico Buarque não deve apanhar - e nem bater - por suas ideias


A postagem que expôs um caso de bárbara intolerância, configurada na agressão de antipetistas enfurecidos - ou coxinhas, para os que preferirem - a Chico Buarque, esse ícone intocável que, parece, não pode ser jamais criticado e nem censurado em suas posturas contraditórias, essa postagem, portanto, ainda continua rendendo um bom debate aqui no Espaço Aberto.
Vejam o que diz um leitor:

O blog deveria ser o primeiro a não cair nessa relativização da liberdade de pensamento e expressão. O ataque feito ao cidadão Chico Buarque foi um ato de bárbara intolerância. Não foi uma reação à alguma conduta sua frente aos agressores ou um protesto por posturas que tenha tido no passado.
Não foi um ato de autodefesa dos meliantes, foi uma agressão pautada única e exclusivamente na intolerância frente às opiniões políticas do agredido. A tentativa de relativizar a agressão em razão do agredido ter em algum momento no passado ter cometido este ou aquele erro (e quem não os comete) faz a delícia dos agressores que agora vêm sua conduta, senão plenamente justificada, no mínimo bem explicada por uma suposta "culpa da vítima".
É assim o fascismo se instala sorrateiramente nos corações e mentes, justifica sua violência intrínseca e solapa os mais básicos valores da democracia.
P.S. Se Chico fosse a favor do impeachment e houvesse sido agredido por petistas, qual seria o comentário de Alexandre Garcia?

Olha, meu caro (ou minha cara, não sei).
Vamos tentar nos entender.
Mas, se não nos entendermos, que seja assim, porque discordar um do outro, nesse nível civilizado que você demonstra, é sempre saudável.
A questão, singelamente, é a seguinte.
Você está redonda e quadradamente enganado quando avalia que o Espaço Aberto estaria incorrendo numa certa, para usar suas próprias palavras, relativização da liberdade de pensamento e expressão.
Muito pelo contrário.
Muitíssimo mesmo.
Leia, ou melhor, releia abaixo, com atenção, os dois últimos parágrafos da postagem O artista admirável e sua imbecilidade ideológica:

Os ofensores de Chico Buarque são, também eles, uns imbecis, são uns intolerantes, são uns passionais que agem ridiculamente, intolerantemente e passionalmente porque pretendem não debater, mas impor suas convicções, nem que para isso seja necessário dar um tapa ou um soco no oponente, como estiveram a ponto de fazer com o compositor.
E querem saber mais?
Chico Buarque é um monumento à imbecilidade política, à intolerância e ao radicalismo porque ainda cultiva, parece, convicções como os que o levaram a fazer o que fez com Alexandre Garcia e Millôr.

Você viu?
Imbecis são uns, o antipetistas, e imbecil (ideologicamente) é outro, Chico Buarque.
Aqueles, os antipetistas, têm todo o direito de pugnar em defesa de seu antipetismo, mas não tinham e nem têm o direito de hostilizar, quase a um ponto de agredir, cidadão que defenda o PT. Discordar, sim. Caçá-lo, ou quase isso, à saída de um bar, não.
Aquele, Chico Buarque - como também Marieta Severo, Paulo Betti e qualquer outro -, não tinha jamais o direito de hostilizar, quase ao ponto de agredir, cidadão que supostamente, no exercício de sua profissão, estaria prejudicando Lula ao divulgar pesquisas que apontavam a vitória de Fernando Collor de Mello para presidente da República, como de fato ocorreu. Discordar de Alexandre Garcia, sim. Caçá-lo, ou quase isso, à entrada da emissora em que trabalha, não.
Você viu, leitor?
Isso revela, ao contrário do que você diz, o blog não está relativizando situações.
Está, sim, defendendo, que a liberdade de expressão vale para todo mundo, desde que as pessoas se portem civilizadamente e dentro da lei.
Ah, sim.
Mais uma coisa.
Você pergunta, no seu post scriptum: "Se Chico fosse a favor do impeachment e houvesse sido agredido por petistas, qual seria o comentário de Alexandre Garcia?".
O Espaço Aberto não tem procuração de Alexandre Garcia para responder por ele.
Mas, se pudesse responder, responderia assim: "Se Chico fosse a favor do impeachment e houvesse sido agredido por petistas, Alexandre Garcia diria que os petistas fizeram com Chico Buarque o que já fizeram com ele, no passado. Diria mais: que petistas praticaram um ato de bárbara intolerância".
É assim!

8 comentários:

Anônimo disse...

PB, um esquerdopata será sempre cego. A ideologia esquerdizante é cega. Não adianta debater. Eles não conseguem ver o que vc escreveu, que está óbvio, claro, transparente e cristalino.

Anônimo disse...

E um direitopata é diferente? Kkkkkk
Só muda a ideoligia ou a cegueira. Kkkk

Anônimo disse...

Melhor desenhar....

Anônimo disse...

Não adianta desenhar.Geralmente um jornalista bom consegue se expressar bem. É o caso do blogueiro. Ainda que o texto seja límpido, como o é, não consegue ser visualizado por um cegueta ideológico. Eu, como direitopata, consegui.

Anônimo disse...

Essa turma não tem ideologia nem princípios, o que existe por traz dessas tentativas de defesa é o interesse não republicano. Eles acreditam que devido terem comprado uma grande parte do povo com bolsas, cargos, pixulecos entre outros podem cometer diversos ilícitos. E quem se opõe a eles são denominados de golpista, coxinha ou retrógrado.
Portanto, é perda de tempo tentar manter um diálogo com essa turma que reverencia o Lula, o Lulinha, o Zé Dirceu e demais inquilinos dos presídios de Curitiba e Brasília.

Anônimo disse...

A questão está na linha divisória, e as vezes muito tênue, entre o que é agressão e o que é liberdade de expressão, especialmente no contexto de protestos públicos. No caso de Chico Buarque o que houve foi agressão pura e simples. No caso de Alexandre Garcia , ocorria um protesto em frente à Rede Globo em razão do notório apoio que a emissora concedeu á Collor na eleição de 1989. Isto é fato público já revelado em livro inclusive por um dos atuais apresentadores da Globo News, Mário Sérgio Conti . O protesto não se configurava tentativa de censura, pois emissoras de TV são concessões públicas e, como tais, não podem por lei apoiar candidaturas, ainda que veladamente. Ou seja, não era um ato contra Alexandre Garcia, não foram "caçar" o repórter para intimidá-lo. Os manifestantes podem até ter sido mal educados quando o repórter entrava na emissora, mas o ato não se destinava a atacar o jornalista. Essa é a diferença fundamental entre os dois episódios, Equiparar um ao outro acaba por colocar em pé de igualdade uma agressão gratuita na saída de um restaurante, com eventual excesso em um protesto legítimo, o que serve para relativizar a agressão sofrida pelo compositor.
P.S. - Falando sério, se Chico fosse um anti-petista a favor do impeachment Alexandre Garcia nem lembraria onde estava em 1989...

Coloquem na Presidência da República um ex-torneiro não chegado em trablhar e, depois, uma pessoa que não conseguiu ser bem sucedida nem mesmo torcando uma lojinha de "1,99", e vejam o que acontecerá! --- disse...

Site da BBC, 19/janeiro/2016: "Brasil pode ter quase 1 em cada 5 novos desempregados do mundo em 2017, diz OIT"
Vide: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160119_brasil_desemprego_oit_fd

Diante dessa desgraçada crise que o Brasil está e continuará passando por mais alguns anos, se nos basearmos nessa firmação,"Chico Buarque não deve apanhar - e nem bater - por suas ideias", então:

O Lula, a Dilma e as "cabeças pensantes, sejam ideologistas da Causa ou executivas" do governo petista, deveriam ser todos punidos, ou não?

Anônimo disse...

Tem algum puxa-saco do blog ou do PT. Credo.