De um Anônimo, sobre a postagem Temperatura a mil desde o início da campanha:
Bem que a Prefeitura de Belém e Setransbel poderiam negociar e estender os serviços de ônibus com ar refrigerado, limpos e com tarifas diferenciadas para outros itinerários, visto que atualmente apenas a linha Shopping Castanheira - Centro possui micro ônibus com tal serviços (conhecidos como "fresquinhos").
Tal sugestão atenderia a melhor condição de conforto aos usuários, já que Belém é uma região de clima quente e as vezes é muito desconfortável viajar nesses coletivos em horários em que o calor é intenso, ainda mais quanto circulam lotados e sujos.
Poderiam inicialmente destinar cerca de 5 a 10% das frota com micro-ônibus com ar refrigerado nos bairros mais populosos como Guamá (UFPA), Jurunas, Pedreira, Marco, Icoaraci etc.
Além da melhoria na qualidade do serviço prestado à população, reduziria a quantidade de veículos particulares em circulação, já que os condutores desses veículos optariam por utilizar ônibus ou micro-ônibus limpos e climatizados.
Outra questão é quanto à falta de limpeza nos coletivos, principalmente nos coletivos das empresas Nova Marambaia, Eurobus, Viação Princesa, VIP e Viação Forte. Nelas, há veículos que não apresentam as minimas condições de uso. Contudo, há empresas que se preocupam e realizam limpeza dos coletivos como as empresas Arsenal (São Luís), Canudos Praça Amazonas, Guajará/Rio Guamá, Djalma Dutra, mas que ainda são minoria.
4 comentários:
Me permita discordar da tua posição, caro comentarista. Eu sou da opinião de que, em Belém, cidade tropical com temperaturas sempre elevadas, TODA a frota de ônibus urbanos deveria possuir ar-condicionado, TODA a frota deveria ter no máximo 5-7 anos de idade, TODA a frota deveria ter ônibus limpos e motoristas e cobradores educados, etc, etc.
Brigarmos por micro-ônibus com tarifas diferenciadas é brigarmos por algo que atenderá somente a uma minoria, deixando de fora a grande maioria da população que não poderá pagar uma passagem mais cara.
Um ônibus com ar condicionado é uma coisa tão óbvia para uma cidade quente, que é difícil acreditar que em pleno século 21 ainda tenhamos esses lixos sob 4 rodas nas ruas de Belém, sob a complascência eterna dos usuários e dos que os governam, eleitos pelos primeiros, of course.
Os ganhos desses senhores feudais , que se dizem empresários do transporte, mas nada mais são que simulacros disso, e que se locupletam há décadas das benesses ofertadas pela Municipalidade, sempre silente e cordata com seus pleitos, são fantásticos, e deveriam ser obrigados, a bem da segurança pública, a substituir, imediatamente, toda a frota-lixo de Belém.
Certamente o IBAMA irá proibir que sejam depositados no lixão do Aurá. Terão que ser abduzidos.
Assim, ainda que veja como um avanço a implantação de linhas com ar-condicionado, elas não atenderão a todos. Briguemos pela floresta, não pela árvore. Todos nós teremos a ganhar, incluído um bem vindo refrigério.
Kenneth Fleming
Toda a frota com ar, mas não apenas isso. Criar terminais. Ônibus dos outros municípios deveriam parar em Ananindeua. Ônibus de Ananindeua, Augusto Montenegro e Icoaraci parariam no Entroncamento. Ônibus da Almirante Barroso e adjacências ficariam em São Brás e ônibus de São Brás e do centro não sairiam do centro e de São Brás. Ou seja: seriam necessários pelo menos 3 terminais e a construção de uma nova rodoviária, já que a antiga seria um dos terminais.
O Pará é um estado de contradições. O governador inaugura com pompa um luxuoso porto a toque de caixa eleitoreiro, mas vai operar com barcos velhos, lentos, sujos e com passagens caras. Enquanto isso os portos da feira do açai, porto do açai, porto da palha, princesa Izabel, Icoaraci, Mosqueiro, são verdadeiros pardieiros. Outeiro nem possui. ainda tem o porto da Enasa que virou um elefante branco de 7 milhões. Isso é o Pará depois de 20 anos de PSDB no poder.
Ponham o PT e ao sair fechem a luz!
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