Até onde a biruta aponta, não há a menor possibilidade, pelo menos no momento, de o PPS abrir não de concorrer à Prefeitura de Belém, indicando candidato seu para compor chapa majoritária na condição de vice.
Amanhã, vocês sabem, tudo pode mudar. Tudinho. Mas até esta segunda-feira, segundo apurou o Espaço Aberto neste final de semana, o deputado federal Arnaldo Jordy não tira da cabeça que ele tem direito e legitimidade para concorrer, mais uma vez, à Prefeitura de Belém, até porque foi eleito o terceiro deputado federal mais votado no pleito de 2010.
O final de semana, aliás, foi pleno e prenhe de boatos.
Um deles dava conta de que o ex-governador Almir Gabriel, provável candidato a prefeito pelo PTB, estaria tentado a oferecer - se é que já não ofereceu - ao vereador petista Alfredo Costa, que venceu as prévias em seu partido, a vaga de vice numa eventual chapa encabeçada pelo petebista.
Há dois detalhes, no entanto, nessa almejada, suposta e implausível aliança.
Primeiro: Almir Gabriel, em vez de ficar catando prováveis candidatos a vice em sua chapa, tem mais é que tenta viabilizar a sua própria candidatura, que já não é, ou melhor, nunca foi unanimidade dentro do PTB. Duciomar Costa tem estimulado outros petebistas a disputarem a convenção, com aquela conversa mole de que respeita a "vontade democrática" dos companheiros que anseiam se oferecer como candidatos à prefeitura. Conversa fiada, resalte-se: ele não quer mesmo é que Almir Gabriel concorra. E ponto.
Segundo: Alfredo Costa enfrentou uma batalha - ou várias batalhas - para sair vencedor nas prévias, numa disputa acirradíssima com Cláudio Puty. Nesta semana, ele começa a fazer reuniões nos bairros de Belém para preparar seu plano de governo. Então, vocês acham que, nessas circunstâncias, o vereador abriria mão de sua candidatura para entrar, como vice, na canoa de Almir Gabriel, que ainda nem viabilizou sua própria candidatura pelo PTB?
2 comentários:
Caro Paulo, talvez o sonho do PPS e de outros partidos também seja uma composição com o PTB, haja vista todas as vantagens já enumeradas no post e na capacidade agutinadora da administração de Duciomar - até agora o principal eleitor do pleito municipal. Se se for enumerar as principais realizações de Dudu, somando-se o saldo de asfaltamento, saneamento, nova orla, macrodrenagem e agora o BRT - só para citar um pouco de nossa história recente, veremos que o prefeito é peça-chave no tabuleiro político local. Realmente é histórica e hereditária da Era Lula a aliança do PTB com o PT, e seria sensato e vantajoso para o PT local a aliança com o PTB em Belém. O PR também é uma cobiçada noiva, o que leva Priante a confidenciar em segredo (sic) para Anivaldo Vale que só tomará decisões a partir da resposta ao convite para indicação do vice do PMDB. O PPS e o PV se enamoram, visando correr por fora como acontecera com Edmilson em 1996, uma zebra fruto da briga figadal entre Jáder e Hélio Gueiros materializada nas campanhjas de Elcione Barbalho e Ramiro Bentes - e o cálculo dessa aliança está correto para valorizar seu passe no segundo turno. Não se sabe se o PR de Anivaldo vai trair o PTB de Duciomar. Zenaldo, ainda enfraquecido pelos combalidos resultados mais recentes, pouco fala ou se ouve dele, pois Jatene detém taxa de aprovação em Belém inversamente proporcional a sua capacidade de transferi-la para seu candidato. Almir, a plenos pulmões, faz reuniões e articulações como se fosse um jovem garoto em disputa de primeiro mandato, sobe degrau a degrau enquanto a tendencia de Edmilson é cair e cair com a entrada de novos candidatos e alianças, e é realmente forte candidato se ungido pelo prefeito Duciomar - este sim o principal cabo eleitoral para o Palácio Antonio Lemos em 2013.
Os Cândidos Não São Candidatos
Lendo sua postagem imagino o que me foi dito sobre as candidaturas para prefeito no final de semana!
Bate o que você colocou quanto ao Almir , pois no encontro do Jatene com o Duciomar não foi tratado apenas do BRT, alias o BRT foi o menor destaque porque o Prefeito ouviu do Governador que se o Almir sair candidato as portas estarão fechadas em 2014 o que inviabiliza de vez a já insignificante chance de sua vontade em retornar ao senado se concretizar!
O Alfredo ser vice na chapa de Almir começou com a especulação contraria, Ana Julia teria tentado robustecer a candidatura petista cobrando a retirada de apoio dela ao PMDB fato decisivo na reeleição do Duciomar, o prefeito visualizou três coelhos de uma só tacada , (atender Ana , não criar problemas com Jatene e tirar o PT da sua cola) e fez a proposta para o Almir dizendo que a dobradinha teria como cabeça de chapa o melhor colocado nas pesquisas, assim o próprio Almir teria divulgado o Alfredo como seu vice na feira da 25 sem se dar conta que a tal pesquisa ainda seria “fabricada”!
As pessoas quando se refém a candidatura do Jordy salvo raras exceções não dão credibilidade, colocam o que alguém pode pensar do fato de antes de se concretizar o BRT o Jordy já esta na mídia se antecipando ao hora projeto colocando que sabe o que sofre quem passa horas esperando ônibus e fazem ligação direta com sua ida ao pronto socorro municipal tratar de uma crise!
Acham que é apenas busca de espaço e lembram vários fatos que viram à tona os quais ele se inteligente proceder sairá do erro para evitar a descoberta de muitas verdades, afinal candidatura majoritária faz os inimigos terem O DIREITO de descobrirem até o que LEGITIMAMENTE pesávamos que não tínhamos feito!
Todos concordam que vantagem maior existe nas candidaturas do PMDB e PSDB e PSOL com primazia na do PSOL,justificada por seu candidato não ter obrigação de estar em Brasília como deputado federal , ter experiência administrativa e não ser cobiçado por ninguém para dobradinha!
"A civilização moderna tem reduzido o número dos tolos, mas aumentado proporcionalmente o dos velhacos." Mariano José Pereira da Fonseca, 1º e único visconde com grandeza e marquês de Maricá
MCB
Postar um comentário