terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pará, capital Rio Branco

O material didático continua a surpreender.

Depois que um livro cheio de palavrões - aquele mesmo do "apalpou, cheirou, lambeu..." - foi indicado como leitura obrigatória para adolescentes, tudo pode acontecer.
Ou quase tudo.
Agora mesmo, descobre-se, vejam só, que Rio Branco, a capital acriana, transformou-se na capital do Pará.
Sim, do Pará.
Olhem aqui uma informação que o professor Cássio Andrade mandou para o blog.

--------------------------------------------

Amigos, sabiam que a capital do Pará é Rio Branco? Pelo menos é o que se deduz  a partir de uma informação da revista "GEOGRAFIA, CONHECIMENTO PRÁTICO" da editora "Escala Educacional". Nessa mesma revista, em artigo publicado por Sérgio Serafim Júnior, Doutor em Geografia pela USP, mais precisamente na página 19, abordando o processo da divisão do Pará, afirmou:
" [...] Dentre os muitos discursos manifestados a favor da divisão, um deles é a busca por uma autonomia dessas regiões mais distantes da capital Rio Branco, um melhor aproveitamento econômico das riquezas naturais ali disponíveis e redução das desigualdades existentes entre a capital e regiões do interior".
E mais, o autor é favorável à criação dos Estados de Carajás e Tapajós. No final do artigo, diz: "Por isso, mesmo que necessite de um investimento inicial por parte dos cofres públicos da União, sua divisão será positiva, sim".
Com argumentos iguais a esse, vai ser difícil convencer alguém da necessidade de dividir o Pará. O que justifica um geógrafo paulista desconhecer a capital do Pará? Isso é que dá o Payssandu não ganhar do Rio Branco!

Referência
JÚNIOR, Sérgio Serafim. O processo histórico da regionalização brasileira. In: Revista Geografia, conhecimento prático. nº 39, ago/ 2011. São Paulo: Editora Escala Educacional, 2011, p. 14 - 19.

5 comentários:

Cássio disse...

Paulo, pelo menos o PSC ganhou do Rio Branco. Abs.

Anônimo disse...

Hehehe... e vejam que o novo "doutor" em Geografia, para obter o título, foi examinado por uma banca de cinco outros doutores ou com pós-doutorado também em Geografia.

Mas como diria o sábio arguto: nem todas as teses conseguem se manter em pé.

Mas, olhem, convenhamos: essa é de causar inveja às garfes geográficas globais do homem bélico (George W. Bush) e do ex-exterminador do futuro (Arnold Alois Schwarzenegger).

Bom, razão tinha o Caetano: o Haiti é aqui.

Anônimo disse...

Doutor em Geografia da USP? Quero ver o boletim desse caboclo.Essa gente que fala de Amazônia, Ecologia daqui e só vive em escritórios de ar condicionado nas grande capitais, deveriam ser efenestrados. Isso é um ultraje e a rigor, aos nosso professores da região que deveriam ser chamados para ganhar a grana ddesse "doutor".Esse cara estudou mesmo, será que pra ele Buenos Aires ainda é Capital do Brasil, como achamvam os estrangeiros????

Anônimo disse...

Se ele é doutor em Geografia... Mas o interessante é que não achei o tal estudo em nenhum lugar...

Anônimo disse...

ahuahauahauauhhuauha
essa foi boa, pra nao dizer o contrario!!!