terça-feira, 5 de outubro de 2010

Imprensa internacional acha deprimente eleger Tiririca

Do Comunique-se

A eleição de Tiririca (PR) com 1.3 milhões de votos surpreendeu a imprensa internacional, que classificou a vitória de Francisco Everardo Oliveira Silva como “deprimente”. O argentino Clarín, a TV norte-americana CBS e a inglesa BBC também criticaram o resultado da eleição.
"De certa forma, é deprimente: essa maravilhosa tecnologia e um milhão de pessoas vai usá-la para votar no Tiririca”, disse a The Economist, ao citar a eficiência das urnas eletrônicas brasileiras. A revista também lamentou o sistema eleitoral brasileiro, que permite que um candidato muito votado leve outros de seu partido, ou coligação, para o Congresso.
Para a CBS, o Brasil elegeu literalmente um “palhaço”. O Clarín acusou Tiririca de fazer uma “manobra marqueteira”. "Sua campanha se baseia na ignorância, no desconhecimento do que fazem os deputados, na honestidade brutal ('Quero ser deputado para ajudar minha família') e em um slogan que vai ficar na história", afirmou na edição desta segunda-feira (4/10). Já a BBC avaliou que os brasileiros elegeram Tiririca como forma de “protesto”.

7 comentários:

Anônimo disse...

É melhor eleger um Tiririca do que um Paulo Maluf. Se ele tivesse nascido em São Paulo, era tratado como cantor, mas como nasceu no Nordeste o chamam de palhaço. Puro preconceito!

Anônimo disse...

A imprensa internacional deveria olhar a suas próprias indiossicrasias.

O Tiririca é isso ai. è ele mesmo e o espelho dessa complexa sociedade, nada de estranho!

Por que, pergunto, a representação parlamentar não representar um pouco de tudo, inclusive dos analfabetos?

Ah, mauricinho pode? analfabeto político, pode? etc, etc, pode?... até bicheiro pode ser Senador?? E o palhaço não? só por que é analfabeto??

Eu penso que isso é mesmo preconceito, da pior espécie.

O tiririca é isso ai. E a sociedade paulistana é um pouco disso também, bem retratada no tiririca.

Por que colocar um pano roto sobre o espelho???????

Yúdice Andrade disse...

E os paraenses não elegeram o Wlad? Não foram milhões de votos, mas foi novamente a primeira colocação para a Câmara Federal. Talvez porque atinja a nós, paraenses, isso me parece bem mais deprimente do que eleger o Tiririca.

Anônimo disse...

Deprimente é roubar e, nesse quesito, ele está zerado.

Anônimo disse...

DEPRIMENTE É TORNAR ELEGÍVEL NOTÓRIOS FICHAS SUJAS
A eleição de Tiririca, em si, expressa uma crítica veemente e necessária da população em relação aos políticos que até agora se sucederam no parlamento. O fundo do poço da política brasileira não é a eleição do Tiririca...É a manutenção de notáveis fichas sujas nos parlamentos estaduais e e federais.

Anônimo disse...

É isso, anônimo das 17:03. Tá rolando no Twitter: melhor votar em palhaço que votar e corrupto!

Fernando Bernardo

Anônimo disse...

Os gringos têm razão. E ponto final.