quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ilícitos, 88 ao todo, justificam intervenção do MP. Ou não?

A professora Socorro Coelho (na foto) foi secretária do governo Ana Júlia.
Como secretária, teve pleno poder de gestão dentro de suas competências.
Ordenou despesas.
Teve conhecimento de todos os procedimentos da secretaria que comandou.
Foi protagonista de um embate público com sua superiora hierárquica, a governadora do Estado, que chegou a repreendê-la publicamente numa cerimônia.
Depois desse embate, outros continuaram a acontecer.
Embates administrativos que, inequivocamente, foram contaminados por vieses políticos.
A tendência Unidade na Luta tentou, por todos os meios e modos, sustentar a professora Socorro Coelho no cargo.
Como não conseguiu, o governo substituiu-a pelo professor Luiz Cavalcante, que não apenas atacou a antecessora como ensinou todos os caminhos para uma greve ser bem-sucedida.
Fora do governo, Socorro Coelho fez um balanço de sua gestão.
No balanço, denunciou claramente a prática de um desvio administrativo.
Aliás, de um desvio não.
De 88.
De 88 desvios administrativos – reiterados, repetidos, que se consumaram ao longo de vários meses.
Segundo disse a ex-secretária ao blog da professora Edilza Fontes, um dos quadros históricos no PT no Pará, os desvios administrativo configuraram-se em “88 escolas reformadas e não pagas porque foram feitas sem licitação.”
Quem não pagou? A ex-secretária.
Por que não pagou? Porque as obras foram feitas sem licitação.
Por isso, também por isso, ela deu no pé do governo.
Ou por outra: foi tirada, trocada, substituída, exonerada - como queiram.
Se as escolas reformadas sem licitação não implicaram subtração de recursos públicos, eis que ausentes os processos licitatórios, menos mal.
A professora agiu certo.
Mas perdura o ilícito.
Ou melhor: os ilícitos – 88 ao todo.
Ilícitos configurados em reformas sem licitação pública, conforme denunciado pela professora.
A manifestação de Socorro Coelho é pública.
Tornou-se pública.
Ela fez a revelação a um dos blogs mais lidos, mais acreditados do Estado.
Revelação que repercutiu, ontem mesmo, em vários outros blogs, inclusive neste.
O fato, por sua relevância, extropla o âmbito da AGE (Auditoria Geral do Estado).
Extrapola e alcança, ao que tudo indica, o âmbito do Ministério Público.
Ou dos Ministérios Públicos.
Bom trabalho!
Bom trabalho a quem se disponha a apurar e investigar!

6 comentários:

Anônimo disse...

Claro que justificam!!!

Ministério Público já!!!

E TCE também!!!

Anônimo disse...

Não cabe apenas ao Ministério Público apurar as irregularidades confessadas de forma clara pela ex-secretária de Educação.

Existe um fato determinado, a contratação, sem licitação, de empreiteiras para realizar a reforma de 88 escolas da rede pública.

Um fato determinado como esse é motivo mais do que suficiente para que a Assembléia Legislativa abra uma CPI para apurar quem é responsável por tal desvio administrativo.

Os deputados devem convocar a ex-secretária de Educação para prestar esclarecimentos na casa sobre as declarações que deu à professora Edilza Pontes.

Não há nenhuma possibilidade de silêncio obsequioso por parte da ex-secretária após ter falado o que falou.

Anônimo disse...

Calma, gente...aguardem a "expilicação" oficial do Dep. Bordalo.
Vem aí "embromation&enrolation".
Ora se vem.

Maria de Fatima Moraes disse...

Desabafo

Caro Paulo, esse mesmo desabafo que estou te enviando estou mandando também ara o blog da professora Edilza.
Confesso que não sou leitora freqüente de teu blog, desde segunda feira tenho acompanhado a saída da Secretaria Estadual de Educação mais pouco tenho encontrado o governo não se manifesta fica calado se omitindo enquanto isso a educação em nosso estado entra em colapso total por falta de competência e corrupção.
Nunca fui filiada ao PT mais de minha vida coloquei esperança nesse Partido, militava sempre em período eleitoral não somente votando mais contribuindo com as campanhas, sou daquelas que fez pedágio, coleta, comprava camisas, botons, bandeiras etc.
Vivi campanhas emocionantes que nunca vou esquecer as de Lula em 1989 e Edmilson Rodrigues em 2006, essas campanhas foram inesquecíveis, vivi e defendi o governo de Edmilson com muita admiração e orgulho e não faço o mesmo com Ana Júlia na verdade tenho vergonha.
Em 2002 ajudei a eleger Lula presidente, fiquei chocada com o que aconteceu com o PT e o Mensalão/2005, Confesso que até hoje não acredito que o Presidente não sabia de nada e desde então fiquei decepcionada com o partido e com as pessoas que o dirigem.
Em 2006 no primeiro turno não votei em Lula e Ana Julia no segundo acabei votando, somente para os tucanos não continuarem no poder. Faço essa retrospectiva para dizer que estou revoltada, indguinada pelo que aconteceu com do PT, por anos acreditei que fosse um partido formado por pessoas decentes, mais provaram que são tão corruptos e iguais ao PSBD, DEM, PMDB, etc., não se diferem em nada são iguais.
O que vem acontecendo na SEDUC e no governo é deplorável, se estivéssemos realmente em uma democracia seria motivo de impeachment, como pode sair uma secretaria de estado e dizer que 88 escolas foram construídas sem licitação, como pode um secretario de estado sair e dizer que é o admistrativo, que acabou provocando a ira daqueles que ela desagradou por não ter compartilhado com a patifaria aqueles mesmo que fizeram os kits escolares também sem licitação
Não conheço a Sr. Coelho li que ela se considera uma petista autentica, então em nome da moralidade faço um desafio a essa senhora, porque ela não convoca a imprensa da uma coletiva e diz tudo que sabe? De onde teve pressão? E mostra pra sociedade o que é o governo Ana Júlia, diz pra sociedade o teor das caixas pretas que estão na Assembléia Lergislativa.
Tenho filho em escola pública e é a terceira greve consecutiva que meus dois filhos enfrentam, confesso que estava com ódio desse pessoal do SINTEPP porque pensava que no final somente os alunos padecem, hoje estou convencida que toda sociedade padece, padece não pela greve, padecem por ter um governo corrupto e enganador e hoje digo ainda bem que temos esse SINTEPP e vejo que no serviço publico é o único que coloca a boca no trombone.
Pergunto: Onde estão os deputados do PT que viviam enganando o povo dizendo que eram os donos da moralidade? Onde estão os deputados da oposição? Onde está o governo do Estado do Pará? Onde está a Senhora Anja Júlia? Onde está a terra de direitos?
Governo mostra a cara e fala alguma coisa pra esse povo que confiou na senhora e pra aqueles que não votaram também porque somos todos cidadãos.

Maria de Fátima Moraes

Anônimo disse...

88 RAZÕES PARA UMA AÇÃO CIVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Postado por Ronaldo Brasiliense
Qua, 12 de Maio de 2010 19:40
www.oparaense.com.br

Já existem 88 razões para o Ministério Público estadual sair a campo e investigar esta denuncia feita pela ex-secretária de estado de Educação, Socorro Coelho, de que o governo Ana Júlia Carepa (PT/DS) mandou reformar 88 escolas, contratando diversas empreitreiras sem o devido processo de licitação, em flagrante ilegalidade. O Ministério Público Federal somente vai agir, neste caso, se houver a comprovação de que recursos do governo federal foram usados pelo governo do estado para a execução das obras, a exemplo do que aconteceu no Escândalo dos Kits Escolares.
A denúncia de Socorro Coelho, que deixou o cargo atirando, só vem reforçar ainda mais a necessidade de se dar divulgação às sete caixas de auditorias feitas sob o comando da ex-auditora geral do estado, Tereza Cordovil, que, como Socorro Coelho, deixou o governo com uma descarga de "fogo amigo" sobre a, digamos assim, problemática gestão da governadora Ana Júlia.


Há fortes evidências de que as empreiteiras foram convidadas para realizar as obras de reforma das 88 escolas a toque de caixa com a promessa de pagamento em curto prazo, o que não ocorreu, até porque a ex-secretária de Educação, Billa Gallo, foi demitida no rastro do Escândalo dos Kits Escolares, tragada por uma pororoca de irregularidades que resultou em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.
Trocando em miúdos, pelo que veio à tona até agora: os empreiteiros gastaram do próprio bolso para reformar as escolas mas, na hora de receber do governo, ganharam um calote de primeira linha. Sem receber, muitos mandaram paralisar as obras. Não é à toa que Socorro Coelho alerta, em sua entrevista de despedida ao blog da professora Edilza Fontes, que recebeu a Seduc com mais de 1.200 salas de aula sem professor.
Entre as caixas entregues à Assembléia Legislativa encontra-se relatório contando tim-tim por tim-tim todas as negociações a cerca das 88 obras contratadas sem licitação pelo governo do PT e mostrando como as empresas contavam receber do governo.
Está aí o caminho das pedras para o Ministério Público apresentar à Justiça mais uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o governo da arquiteta Ana Júlia Carepa, a primeira mulher a governar o Pará.

Anônimo disse...

o governo tá doidinho pedidnod explicações aos órgãos sobre as tais auditorias...
o governo tá se armando pra uma possível e inevitável guerra que se armará no palco desta futura eleição.
O problema é que o cumpanheiros fizeram muita m... em tudo que foi canto deste governo.
Tá armado o palco, o enredo,os atores, principais e coadjuvantes e a platéia, no caso a sociedade.