No AMAZÔNIA:
A partir do dia 8 de fevereiro a Companhia de Transporte do Município de Belém colocará em funcionamento mais dois radares eletrônicos na av. João Paulo II. Um está próximo à passagem Matilde, no sentido centro-bairro; o outro, no sentido bairro-centro, fica próximo à sede da Companhia de Saneamento do Pará e da passagem Ana Deusa. O objetivo é coibir o excesso de velocidade nessa área e reduzir o número de acidentes.
Para quem mora próximo ao perímetro onde a sinalização eletrônica funcionará, a expectativa é que os acidentes e mortes diminuam. 'Nós já vimos muitas pessoas serem atropeladas porque foram atravessar a João Paulo e o carro que passava em alta velocidade não conseguiu parar. Eu tenho até um amigo que ficou com problema na perna', contou a comerciante Maria Almeida, moradora da passagem Matilde. Ela comenta que as maiores vítimas da imprudência dos motoristas são os idosos e as crianças. Com a sinalização, Maria acredita que o tráfego deve melhorar tanto para pedestres como para os motoristas.
Mas para outros moradores e pedestres, os motoristas continuarão usando a avenida como pista de corrida. Segundo Paulo Silva, que mora na passagem Ana Deusa, quando os carros passam dos radares, eles voltam a aumentar a velocidade. Ele relata que diversas vezes os motoristas frearam bruscamente quando se aproximaram da sinalização. 'Isto só prova que os ‘rachas’ e o excesso de velocidade continuam. Se eles não respeitam o sinal, não vão respeitar os radares', comentou. Para ele, a fiscalização deveria ser feita em toda a pista da avenida, coibindo assim atos imprudentes dos motoristas.
O diretor de Trânsito da Ctbel, Joaquim Souza, explicou que os radares foram colocados nesse perímetro da João Paulo II mediante à solicitação dos moradores do bairro do Curió-Utinga. Além disso, a Ctbel já planejava instalar a fiscalização eletrônica para garantir a segurança dos pedestres, ciclistas, motoqueiros e motoristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário