No AMAZÔNIA:
Após três dias no Pará, o novo arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, retorna hoje para o Tocantins e leva da cidade, além da boa impressão causada pelos fiéis, laços de integração com o poder público municipal e estadual. A visita foi classificada pelo arcebispo como 'um momento para estabelecer os primeiros contatos com a igreja e com os moradores de Belém'. 'O bom pastor conhece as ovelhas, para então conduzi-las. A nossa prioridade é conhecer os fiéis, e posteriormente vamos analisar as situações', afirma. Durante a visita, os membros do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Belém transmitiram ao novo bispo a realidade da cidade e os projetos que estão em andamento.
Dom Alberto se encontrou, anteontem, com a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, e em depois com o prefeito de Belém, Duciomar Costa. A conversa com os políticos foi considerada positiva pelo o novo arcebispo.'Eu fiz perguntas a respeito da educação, da segurança, do emprego, da habitação e eles me forneceram as primeiras informações', diz. Dom Alberto aproveitou a oportunidade para pedir a abertura de canais de comunicação, de forma que a igreja possa contribuir com a sociedade. O arcebispo priorizou conversas com os sacerdotes da Arquidiocese de Belém.
Quanto ao Círio de Nazaré, maior festa religiosa do Brasil, dom Alberto diz ter poucas informações. 'Eu é quem devo perguntar ao povo desta cidade tudo sobre o Círio', brinca. O arcebispo não descarta a possibilidade de solicitar a nomeação de um bispo auxiliar. 'Pelo porte da Arquidiocese de Belém, acredito que comporta um bispo auxiliar. Mas vamos primeiramente tomar posse, para depois avaliar melhor esta questão', revela.
A visita foi considerada pelo novo bispo como uma experiência muito positiva de acolhimento e hospitalidade. 'Pudemos perceber os valores da sociedade na Arquidiocese de Belém. E, mais do que tudo, os valores da igreja e todo o esforço que a Diocese tem realizado. Fica um sentimento de gratidão por tudo que estou vendo', diz. As decisões, segundo dom Alberto, ficarão para depois da posse. Depois de ser efetivado no cargo de arcebispo metropolitano de Belém, pretende conversar com cada sacerdote da arquidiocese e visitar as paróquias antes da celebração da Semana Santa. 'Tomarei posse às vésperas da Semana Santa. Temos em mente elaborar eventuais planos de trabalho, mas eu já tenho um plano de pastoral da arquidiocese a realizar. Já será muita coisa, se eu conseguir, junto com o clero, ser fiel àquilo que já está sendo realizado', comenta. Ele promete presidir todas as cerimônias da Semana Santa.
Posse - Dom Alberto Taveira se despede esta semana da Arquidiocese de Palmas e entrará de férias até a vinda para Belém, marcada para o dia 24 de março. A posse será dividida em duas cerimônias. No dia 24, à noite, a Arquidiocese de Belém promoverá uma sessão solene de acolhida, que será encerrada com um recital de piano orquestrado pelo núncio apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, músico pianista considerado pelo novo bispo como um dos melhores do Brasil.
No dia 25 haverá a cerimônia litúrgica, com os bispos e sacerdotes presentes, além de milhares de católicos. A posse vai ocorrer na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Belém. Haverá a acolhida, também com a presença do núncio apostólico, que deverá fazer a leitura da bula de nomeação. Após a cerimônia de posse, dom Alberto vai presidir a sua primeira missa no Arcebispado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário