segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Uma versão mais apimentada sobre a eleição na OAB-PA

O blog postou em primeira mão, no início da tarde de sexta-feira última, a informação de que o advogado Sérgio Couto decidiu disputar a presidência da OAB-PA, no pleito marcado para novembro próximo.
Logo depois, chegou ao blog a versão oficial do lançamento da candidatura, remetida pela Assessoria de Comunicação do candidato.
A versão oficial, comparada à do blog é bem mais, digamos, picante.
Bem mais.
Confira, abaixo, o texto da forma em que chegou por e-mail:

-----------------------------------------

O Grupo OAB PARÁ INDEPENDENTE, no dia 13 deste mês (quinta feira) lançou o nome do advogado Sérgio Couto para Presidente da OAB Pará no triênio 2010-2012, tendo como Vice-Presidente a atual Conselheira Federal Avelina Hesketh. Ambos têm experiência para dirigir a instituição, eis que ambos são Conselheiros Honorários Vitalícios (ex-presidentes) e foram Conselheiros Federais da instituição.
A aceitação do convite para disputarem o pleito se deu como reação ao que eles denominam de partidariazação da instituição, em benefício do PT, a partir de um acordo firmado em Brasília, sem que a classe fosse consultada. O slogan da campanha será "OAB PARÁ: VERÁS QUE UM ADVOGADO TEU NÃO FOGE À LUTA", alusão ao hino nacional que eles dizem que não foi honrado pelos participantes do acordo brasiliense, que reputam espúrio.
Ainda segundo declarações dos candidatos, esse acordo se deu em razão do medo de ambas as facções até então em disputa (situação e oposição) de perderem as eleições. Para maior conforto, os que eram adversários e mesmo inimigos, com trocas de ofensas recíprocas, preferiram desertar da luta.
Sérgio Couto completa em dezembro 40 anos de formado. Colou grau em 1969, na Faculdade Nacional de Direito, da Universidade do Brasil (Rio de Janeiro), embora tenha feito todo o seu curso de direito no "Velho Casarão da Trindade" , razão porque ele diz que se considera formado por aqui pelo Pará. Sérgio foi Conselheiro Seccional, Presidente da OAB Pará, Conselheiro Federal por 3 mandatos, Diretor Internacional do CFOAB, como Vice-Presidente dos advogados do Mercosul, e representante do CFOAB perante o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público, por dois mandatos consecutivos.
Além de professor universitário, tendo obtido o primeiro lugar em ambos os concursos para as cadeiras de Direito Falimentar e Direito Constitucional da Universidade Federal do Pará, tem 8 (oito) livros de direito publicados. Inclusive foi o primeiro doutrinador a comentar a Constituição de 1988 em todo o país. É conhecido nacional e internacionalmente pelos artigos técnicos que publica nos jornais do Brasil e do exterior.
Diz Sérgio Couto que aceitou a indicação do seu grupo para disputar a Presidência da OAB Pará mais como um sacrifício de quem não aceita, de modo algum, servir de "vaquinha de presépio" dos que, em suas palavras, firmaram um conchavo eleitoreiro na OAB-Pará, instituição que presidiu de 1994-1996. A administração de Sérgio Couto na OAB Pará é reconhecida como um marco de democratização e modernização da instituição. Dizem os advogados mais experientes que a história da OAB Pará se conta como "antes e depois do Sérgio Couto".
Enfim, Sérgio Couto declarou que não teme o poder econômico daqueles que denomina de "adversários conchavados", que está sendo usado de modo abusivo, ainda segundo suas palavras. Diz Sérgio que sua campanha será do "tostão contra o milhão" mas que os colegas estão colaborando financeiramente com o que podem, em um momento e de grave crise mundial, que muito afeta a advocacia nacional.

7 comentários:

Anônimo disse...

É muita pretensão, do sr. Sergio Couto achar que a advocacia se conta antes e depois dele. Esqueceu o Sr. Sergio que até pouquíssimo tempo atrás pedia nomeações em proveito próprio para os dois grupos que se uniram, sem contar que, em singela busca no site do TJE não se encontram nem 30 processos patrocinados pelo "expoente" da advocacia paraense.

Anônimo disse...

Sergio Couto vai sofre o 1ºgolpe o auditorio que ele reune para delibera assuntos de sua candidatura pertence ao ex delegado João Moraes que foi candidato a prefeitura de Belém pelo pequeno PSL. E que o delegado esta de malas pronta para embarca no PT com data e hora marcada com isso deve pedir para que Sergio Couto reuna em outro local

Anônimo disse...

E A DRA. AVELINA? AQUELA QUE FOI CANDIDATA A VICE PREFEITA, JUNTO COM A ATUAL GOVERNADORA ANA JÚLIA CAREPA?
ESTAVA TAMBÉM PARTIDARIZANDO A OAB. JÁ QUE ERA CONSELHEIRA? ELA É PETISTA OU APENAS AMIGA DA ANA JÚLIA?

Anônimo disse...

sou amiga da Dra. Avelina, e não admito ataques a ela. É verdade que ela foi candidata junto com a Ana Júlia quando ainda estava na OAB, e também é verdade que as duas são amigas, mas a Dra. Avelina iria separar a política de seu cargo na OAB, se tivesse sido eleita.

Anônimo disse...

Uma andorinha só não faz verão...Cada macaco no seu galho...Em rio que tem piranha jacaré nada de costas...

Anônimo disse...

Ah, ehehehe. Então, só a dra. Avelina seria capaz de separ a OAB do partido. Conta outra.
Pimenta no dos outros é refresco.

Poster disse...

Grato, Jubal.
Está corrigido.
Abs.