quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pelo Ibope, Jader lidera pesquisa para o governo do Estado

Depois de divulgar os números da pesquisa pré-eleitoral para o Senado, o Blog do Vic divulga a aferição, do mesmo Ibope, para o governo do Estado.
O levantamento foi encomendado pelo DEM. Foram ouvidas 700 pessoas, em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos.
No primeiro cenário da pesquisa Ibope, os candidatos seriam o deputado federal Jader Barbalho, do PMDB; a governadora Ana Júlia Carepa, do PT; a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco, do DEM; o ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do PSOL; o atual prefeito de Belém, Duciomar Costa; e o senador Mário Couto, do PSDB.
Nesse cenário, Jader teria 26% e Ana Júlia 22%, o que significa um empate técnico, tendo em vista a margem de erro de 4%. Em terceiro lugar viria Valéria, com 11%, também empatada com Edmilson, com 10%. Duciomar e Mário Couto teriam 7%. Brancos e nulos somariam 10%. Apenas 6% não souberam ou não quiseram responder.
Segundo cenário: sai Jader Barbalho e entra José Priante, ex-deputado federal pelo PMDB.
Nesse cenário, Ana tem 23% e Valéria fica em segundo, com 14%, tecnicamente empatada com José Priante, que tem 12%. Edmilson também está no bolo, com 11%. Logo atrás vêm Duciomar e Mário, com 9%. Brancos e nulos somam 13%. Apenas 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Terceiro cenário: Jader, Ana, Edmilson, Valéria, Duciomar - e o ex-governador Simão Jatene substitui o senador Mário Couto.
Nesse caso, Jader e Ana estariam ainda mais colados, com 22% e 21%, respectivamente. Jatene ficaria em terceiro, com 14%. Valéria e Edmilson estariam logo atrás, com 10%. Duciomar teria 8%. Brancos e nulos somariam 9%. E apenas 6% não quiseram ou não souberam responder.

Leia aqui a íntegra da postagem

13 comentários:

Anônimo disse...

Esse vic não se emenda....colocando denovo a valeria em segundo! Depois, na "pesquisa" das urnas, vemos o resultado real! Na ultima eleiçao, ele foi pro quarto lugar....quase no quinto!!!
É sempre assim, quem encomenda, manipula a seu favor!

Anônimo disse...

Essa pesquisa foi feita toda em Belém, o interior foi feito na rodoviária e nos portos de Belém e é por isso que ela porta distorções

Anônimo disse...

Ponto para jader e para Jatene, este na briga particular no PSDB.

Anônimo disse...

O DEM namorando o PMDB. Dá-lhe Jáder.

Anônimo disse...

Ora , ora, até que o cenário não é ruim para a governadora, senão vejamos : em todos os cenários está no 2º turno; o adversário mais difícil é Jáder, que fica em empate técnico e dificilmente disputa nestas condições quando para o senado, com duas vagas disponíveis, aparece como franco favorito; ela é a única que tem obras para inaugurar até junho de 2010 e assim pode combater a rejeição e melhorar os índices; concorrerá sem desincompatibilizar-se; poderá até ano que vem dispor dos instrumentos do Estado para atender prefeitos, vereadores e lideranças políticas, o que os demais ( a não ser jáder) não têm; apoiará uma candidata a presidente que, tudo indica, também estará no segundo turno e, por fim, terá o apoio do principal eleitor do Brasil - Lula. E a oposição, terá o quê?

Anônimo disse...

Pergunta que não quer calar: Por que o nome de Jatene não figurava na pesquisa? Será porque se estivesse não teria pra ninguém?

Anônimo disse...

Inclusive terá bastante tempo para fazer caixa dois.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:36,

A oposição não terá - já tem José Serra em primeiro lugar de acordo com as últimas pesquisas, a despeito da "Mãe do PAC" estar todos os dias na imprensa apoiada pelo grande eleitor Lula, que não conseguiu emplacar Marta Suplcy na Prefeitura de São Paulo, perdendo para o Kassab, do DEM.

Quanto à pesquisa feita aqui, repito a pergunta de outro anônimo: por que não fizeram uma simulação com o Jatene?
Jatene é candidato declarado à eleição e não me parece certo deixá-lo de fora das pesquisas.

Anônimo disse...

Já que é tão fácil manipular uma pesquisa do IBOPE, por que então essa turma incomodada não mostrou uma de outro instituto nacional ?
Nem eu esperava esse resultado, principalmente os números bem fracos do ex governador Simão Jatene.
Com relação ao Mario Couto, então, nem se fala.
Quanto a Valéria, também foi uma boa surpresa pra mim.
Nunca manipulei pesquisa na minha vida.
A maior testemunha viva do que estou dizendo se chama Orly Bezerra.
Ele sabe o quanto sofremos na campanha da Valéria com relação a esse assunto.
Ele, mais do que ninguém.
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Vic, voce pode ate não manipulado, mas alguem manipulou aquelas pesquisas! não é possivel que em poucos dias uma candidata que esta oscilando entre o primeiro e o segundo lugar, termine em quarto lugar e digo mais, só não ficou atras do jordy, pela parcela da população que vota em quem esta na frente, sendo assim a valeria ganhou ainda um grande numero de votos.

Quanto a afirmação de dois anonimos de que não foi colocado o jatene, peço que os mesmos leiam toda a noticia, pois jatene foi colocado sim e aparece em terceiro.

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

em defesa do Deputado Vic Pires Franco e dos que questionam a pesquisa (eita, espírito democrático esse meu), as coisas são mais simples ou complicadas do que parecem.

1 - o IBOPE não queimaria sua chamuscada imagem - desde outras derrapadas eleitorais - "fajutando" uma pesquisa para o deputado que, avalio, tinha interesse numa pesquisa verídica, que correspondesse às suas expectativas ou lhe permitisse ajustá-las. Eu respeito a inteligência do deputado.

2 - a amostra é muito pequena, o que acarreta distorções e uma margem de êrro que "embola" todo mundo, ainda que dê alguns indicativos. E a esta altura do campeonato, com tanta água pra passar debaixo ou por cima das pontes, embolar tudo é uma maravilha!

3 - numa pesquisa de mercado de trabalho, por exemplo, você pode dizer sem mentir que o desemprego diminuiu. Basta omitir que isso ocorreu porque muita gente que estava pressionando o mercado em busca de trabalho no mês anterior, saiu da procura e foi engrossar o contingente de inativos. Viu? Você não mente e o desemprego é mesmo menor neste mês do que no mês anterior sem que isso signifique que houve mais postos de trabalho disponíveis!

4 - certamente há cenários que o DEM não divulgou. Afinal, não se paga uma pesquisa cara para obter apenas aquilo que nos foi disponibilizado no blog do deputado. Gostemos ou não, o DEM divulga o que quiser. E nós ficamos tentando supor - com margem de erro parecida com a da pesquisa - o que não foi divulgado..rsrsrs...

5 - comentei no Flanar uma questão que me intriga: não foi divulgado nenhum cenário onde Simão Jatene apareça como candidato sem que Valéria Pires Franco apareça como candidata também. Daí uma interpretação errada pode decorrer: que a soma dos valores de aliados, será vitória na certa! A mim parece que a candidatura de Valéria serve como escoadouro de potenciais votos de Jatene.

Seria esclarecedor, já que dificilmente Valéria será candidata a governadora, que houvesse um cenário de Jatene sem Valéria. Quer dizer, pode haver o cenário na pesquisa, mas não temos acesso a ele.

6 - quanto à prevalência das intenções em Jader Barbalho, com ou sem margens de êrro, é um indicativo que dá a ele uma bagagem pra negociaçoes, que é um dos seus talentos.

Do meu lado, lamento apenas que a grama não cresceu, de 1978 para cá, aqui nas terras do Pará. E do Maranhão, e do Amapá, e de Rondonia, e...preencham de acordo com o gosto.


Abração, Paulo.

Anônimo disse...

A pesar deste comentário nem ter mais razão de ser, concordo com a Bia. Porque não colocaram um cenário em que não apareçam Valéria e Jatene juntos? Seria mais interessante avaliar esta cara na pesquisa.

Creio que intervalo da pesquisafoi ajustado, como dito anteriormente, para "embolar" o confronto. Mas pensem um pouco: O mundo do jeito que está, deve dar Jáder no Senado e mais 4 anos de Ana Júlia na cabeça. Afinal, o povo é mesmo cabeça dura e vai acabar elegendo quem não merece estar no comando político do Estado!


NENHUM DOS DOIS
GANHA MEU VOTO

Eu não voto nem em Ana Júlia, por achar que ela é incompetente demais para o cargo, muito menos Jáder, que "gosta muito" de cargos públicos, sem ter o mesmo gosto para "trabalhar", como dizia o slogan de campanha de outrora...

Anônimo disse...

E MENINO TA DIFICIL.... MESMO COM TODA FALTA DE COMPROMISSO COM O ESTADO AINDA TEMOS UMA BRIGA FEIA ENTRE A GOVERNADORA EO MAIOR LIDER POLITICO DO ESTADO. HAHAHAHHAHAHAHAHA VALEU JADER..