quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O PT caminha. Mas caminha para onde?

Marina Silva debandou do PT.
Flávio Arns, o senador pelo Paraná, idem.
Charles Alcântara, o ex-chefe da Casa Civil de Ana Júlia, avalia a conveniência de deixar o partido, segundo informam o “Repórter 70” e o “Repórter Diário”, as duas nobres colunas de O LIBERAL e do Diário do Pará, respectivamente.
Anônimos – vários – incentivam a professora Edilza Fontes, ex-diretora-geral da Escola de Governo, a fazer o mesmo, ou seja, debandar do PT. Edilza, garantem alguns deles, já teria recebido concretamente pedidos dessa ordem, inclusive da direção nacional do PV, para que se filie à legenda.
Por enquanto, a professora resiste.
Considere esses fatos e agora leia, abaixo, a resposta de Carlos Augusto Montenegro, o presidente do Ibope, à primeira pergunta que lhe faz a revista Veja, em entrevista publicada na edição desta semana:

O que os acontecimentos da semana passada revelaram sobre o PT?
Que o partido deu um passo a mais na direção de seu fim. O PT passou vinte anos dizendo que era sério, que era ético, que trabalhava pelo Brasil de uma maneira diferente dos outros partidos. O mensalão minou todo o apelo que o PT havia acumulado em sua história. Ali acabou o diferencial. Ali acabou o charme. Todas as suas lideranças foram destruí-das. Estrelas como José Dirceu, Luiz Gushiken e Antonio Palocci se apagaram. Eu não diria que o partido está extinto, mas está caminhando para isso.


Para onde, afinal, caminha o PT?

9 comentários:

Anônimo disse...

Prezado PB,

O PT realmente já acabou, o que sobrevive é o lulismo.

Anônimo disse...

Com excessão da Marina, os outros citados não fazem a menor falta ao PT. Dizer que o PT está caminhando para o seu fim, por causa dessas defecções, é passar atestado de miopia política. Quem é Carlos Augusto Montenegro para afirmar isso? Esse senhor já deu mostras, no passado, e agora parece que volta a atacar, a que interesses ele serve. Não precisa ser petista, é só ser um analista sério e isento, para perceber que o PT pode ter defecções, sofrer criticas, errar, passar por momentos difíceis, etc. mas não está, mesmo, caminhando para o seu fim, assim como o pmdb, psdb, etc etc etc

Anônimo disse...

Seria bom esse senhor, o Carlos Augusto Montenegro visitar a página do UOL e verificar uma pesquisa que eles fizeram sobre seriedade dos partidos políticos, acho que o dono desse blog também deveria dar uma espiadinha.
O UOL não esperava o resultado e escondeu a pesquisa dentro do site, mas dá pra achar se quiser, é só navegar. Nessa pesquisa o PT aparece como o partido político mis sério do Brasil com quase 50% dos votos. Então Senhor Montenegro, vá plantar batatas.

Anônimo disse...

Não vai dar certo. Mais uma tentativa das elites contra o PT. Tirem o cavalinho da chuva, vocês não vão conseguir.

Anônimo disse...

Este é o sonho de Montenegro, quem sabe assim suas pesquisas eleitorais deixariam de ser sistematicamente desmentidas pelos resultados do PT, e o IBOPE deixasse de ser sinônimo de pesquisa fraudada

Anônimo disse...

Tu não publica os comentários?

Anônimo disse...

Acho engraçado, verdadeiramente engraçado, que os petistas - na falta de outro argumento mais consistente - digam que as críticas que se fazem ao PT (no caso, responder à pergunta proposta: Para onde vai o partido?) são oriundas das "elites".

Não se dão conta (ou, pelo menos, fingem que não se dão conta) de que os dirigentes do PT constituem-se em uma elite perfeitamente acomodada no poder político (e, considerando os escandalos a que assistimos desde o famigerado Mensalão, com posições consolidadas em vários setores da economia, como, por exemplo, nos milionários fundos de pensão estatais).

O PT forma parte na elite política brasileira. Isto é inegável.
No máximo, o que podemos admitir é que tal elite esteja em disputa com outras elites.
Mas, quando vemos que o Presidente Lula, a Metamorfose Ambulante autodeclarada, anda de braços dados com José Sarney, Renan Calheiros e Fernando Collor de Melo, defendendo-os vigorosamente (a ponto de calar o Senador Mercadante, outrora uma das estrelas do PT), fica até difícil definir a que tipo de elite pertence o PT, não é, PB?

O PT meteu não somente os pés na lama, mas o corpo inteiro, até ao último fio de cabelo. Isto é inegável e, por isso, considero o teu texto, PB, muito pertinente.

Aliás, contra qual elite bradam os petistas? Só se for contra FHC e Serra - foram os que sobraram do outro lado (e, cá entre nós, comparados com a turma acima citada, eles se constituem num grupo muito mais qualificado. Ou não?)

No Pará, Ana Júlia é aliada de Duciomar - sendo assim, contra qual elite bradam os furiosos petistas?

Mal acostumados às críticas e revelando que não perderam ainda completamente o viés messiânico que os faz pensar que são, a priori, melhores do que toda e qualquer elite, o PT (e os petistas que ilustram este blog com seus comentários), se quiser sair da lama em que chafurda, precisa fazer uma autocrítica sincera sobre os erros cometidos, sacrificar alguns companheiros que foram marcados com o terrível sinete da corrupção na fronte (Delúbio foi expulso do partido, mas José Dirceu está lá e, o que é pior, dando as cartas - sim, dando as cartas!) e adotar um discurso mais realista ou pragmático.

Dizer que as elites (Por favor, qual elite?) não gostam do PT, é não somente um argumento fraco, mas - perdoem-me a dureza do termo - burro.

Paulo Borges disse...

RP: O PT realmente já acabou, o que sobrevive é o lulismo. [2]

O PT já era!!! Fora Lula!!! Fora Ana Júlia!!! Fora Dudu!!!

Anônimo disse...

Eu acho é graça. O PT parece massa de bolo, quanto mais batem, mais ele cresce.