segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MPF quer providências em favor de reprodução de tartarugas

O Ministério Público Federal em Altamira ajuizou Ação Civil Pública contra o Ibama e o ICMBio para obrigá-los a tomar providências urgentes e garantir a desova segura das tartarugas amazônicas (Podocnemis Expansa) no Tabuleiro do Embaubal, às margens do Xingu, entre os municípios de Senador José Porfírio e Vitória do Xingu.
A desova deve começar a partir de 15 de agosto e é necessário o alteamento imediato da área de postura para evitar um desastre ambiental como o registrado ano passado, quando 70% dos filhotes morreram com o alagamento dos ninhos antes da eclosão dos ovos.
O Tabuleiro (banco de areia ou praia formada no rio no verão amazônico) é considerado um santuário da vida silvestre, o maior local de postura de ovos de quelônios amazônicos na América do Sul, de crucial importância sócio-ambiental, por ser berçário da vida aquática no Xingu e abrigar espécies de relevância econômica e alimentar para as comunidades ribeirinhas.
Laudos técnicos apontam que o Tabuleiro dever ser levantado entre 70 e 100 cm, para evitar a repetição da tragédia de 2008. A área vem passando por progressiva erosão e a preservação e o monitoramento técnico deveriam ser realizadas em conjunto pelo Ibama e pelo ICMBio, através do RAN- Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios.
A ação do MPF, assinada pelo procurador da República Rodrigo Timóteo Costa e Silva tramita na Justiça Federal e pede que os dois Institutos sejam obrigados com urgência a resolver a situação. Quem vai julgar o pedido de socorro às tartarugas é o juiz federal Antonio Carlos Campelo e o processo ainda não tem número.

Fonte: Ministério Público Federal

2 comentários:

angelcam disse...

Oi, Paulo
Aqui Ângela, irmã do Juca.
No Quinta Emenda há um convite para a Missa de 30º Dia de falecimento do Juca.
Se vc puder, nos ajude a veicular o aviso.
Um grande abraço,
Ângela

Poster disse...

Oi, Ângela.
Amanhã, no final da manhã, estará no blog.
Abs.