quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Deputado e vereador homenageiam Juvêncio de Arruda

O deputado Ítalo Mácola propôs nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, votos de pesar pelo falecimento do publicitário, cientista político e editor do Quinta Emenda, Juvêncio de Arruda.
A missa de 30º Dia em memória de Juca será nesta quinta-feira, às 18h30, na igreja do Rosário da Campina.
Diz o deputado no requerimento:

Com base no que preceitua os artigos 180, e 187 da Resolução nº 02, de 14/12/94, do Regimento Interno deste Poder Legislativo, e com a devida vênia REQUEIRO que, seja consignado na Ata dos trabalhos de hoje VOTO DE PESAR, pela perda do Sr. JUVÊNCIO DIAS DE ARRUDA CÂMARA, falecido dia 13 de julho de 2009.

JUSTIFICATIVA

O Sr. Juvêncio Dias de Arruda Câmara, homem de grande importância no meio jornalístico, criador de um dos maiores Blogs da Região Norte do País chegando a registrar dois mil acessos em apenas um dia, o Quinta Emenda, é um dos blogs de referencia no que tange a Política Estadual e Nacional, tudo graças a visão empreendedora de um homem que sempre pensou a frente tanto que não se ateve ao jornalismo puro e simples, mas sim inovou ao mesclar a publicidade e propaganda, ao jornalismo e marketing político, atividades que dominava como poucos. Era funcionário publico, cientista Político, e Economista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), homem sempre preocupado com a busca pelo conhecimento, estava cursando Mestrado em Ciência Política na capital Paulista, curso esse que não pode ser concluído devido a sua perda precoce para o câncer descoberto 17 dias antes de seu falecimento.
Juvêncio Dias Arruda Câmara aos 53 anos de idade, deixou sua esposa a Sra. Marise Morback, e seus quatro filhos, Joyce, Lygia, Lívia e Lucas, porem deixou também mesmo que inconscientemente um legado de idéias e pensamentos para todos que tiveram o prazer de conhecê-lo, seja pessoalmente ou através de seu Blog Quinta Emenda, pois como bem disse sua esposa dona Marise “Juvêncio era um cara plural, de grande diálogo, preocupado em gerar reflexão”.
REQUEIRO ainda, após anuência e despacho da Mesa Diretora, que esta Augusta Casa de Leis, encaminhe atencioso ofício dando conhecimento do inteiro teor deste, aos seus familiares, na pessoa de sua Esposa a Sra. MARISE MORBACK, residente a Avenida Presidente Vargas, n° 586, ap. 601, Edifício Renascença, Bairro Campina, CEP: 66017-000, contendo a íntegra deste requerimento.
Por representar uma iniciativa de homenagem à memória do Sr. Juvêncio Dias de Arruda Câmara é que propomos seja aprovado o presente expediente.


PALÁCIO DA CABANAGEM, 10 de agosto de 2009
Nestes termos.
Peço deferência.
ITALO MÁCOLA
Deputado Estadual

Na Câmara Municipal de Belém, o vereador José Scaff Filho (PMDB) propôs projeto de decreto legislativo que cria a “Medalha Honorífica Juvêncio Arruda”. A honraria, segundo a proposição, será concedida anualmente, na data de 17 de maio, quando se comemora o Dia Mundial da Internet, e será atribuída a pessoas com atuação destacada na área do jornalismo regional com difusão via internet, empregando mídias de texto, áudio, vídeo, imagem ou quaisquer outras formas de comunicação digital.
O objetivo da proposição, segundo o autor, além de homenagear e perpetuar a memória de Juvêncio, é estimular o jornalismo virtual no Estado, em especial o que veicula matérias regionais.
Abaixo, parte da justificativa de Scaff no encaminhamento do Projeto:

“Juvêncio foi um dos pioneiros em nosso Estado a divulgar idéias, fatos, comentários, análises políticas e notícias de bastidores na celeridade da Internet, levando aos seus milhares de leitores, quase em tempo real, informações que só teriam conhecimento no dia seguinte, lendo os jornais de papel. Tudo isso feito democraticamente, dando ao internauta o direito de expor sua opinião sobre os mais variados assuntos, mesmo quando discordava dos conceitos de Juvêncio ou Juca, como era chamado pelos amigos. Juca, com seu “Blog 5ª Emenda”, divulgava a mídia, a política e a cultura de nossa terra. Seu desaparecimento abre enorme e irreparável lacuna.”
Espero que a matéria receba do colegiado dos Vereadores, por sua importância, aprovação unânime.

Nenhum comentário: