sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Conta de luz está mais cara no Pará

No AMAZÔNIA:

A partir de hoje está mais caro acender uma lâmpada em todo o Pará. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste nas tarifas de energia elétrica no Estado. A decisão foi anunciada na reunião da diretoria da agência, na última terça-feira. A medida que começa a vigorar hoje atinge 1.585.740 unidades consumidoras em 143 municípios paraenses. A Celpa (Centrais Elétricas do Pará), responsável pelo fornecimento de energia elétrica, ainda não se manifestou sobre o assunto.
As contas dos consumidores residenciais e industriais paraenses terão reajustes distintos. Para os consumidores residenciais (baixa tensão) a alta será de 3,52%, enquanto os comerciais e industriais (alta tensão) pagarão entre 4,08% a 5,31% a mais. Este ano os índices estão menores do que os praticados em 2008. No ano passado o reajuste da Celpa foi o maior do País, chegando a 19,23 % para os consumidores residenciais e 16,95 % para os industriais e comerciais.
Este ano o reajuste médio do consumo de energia ficou abaixo da inflação estimada dos últimos 12 meses, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos (Dieese). A média do reajuste para os grandes consumidores é de 4,24%, enquanto a inflação estimada é de 5%. Esta é a segunda vez, desde que a Celpa foi privatizada em julho de 1998, que os índices de reajuste ficam abaixo a inflação. Em agosto de 2007 houve queda nos preços das tarifas; a redução foi de 13,06 % para os consumidores residenciais.

3 comentários:

Anônimo disse...

E a qualidade do serviço e do atendimento da dona Rede Celpa, quando vai ser "reajustado" pra melhorar um tantinho? Quando?

Anônimo disse...

A dona Rede Celpa dona de 32% da nossa conta deveria verificar a necessidade de mais transformadores na Vila dos Cabanos - PA e Barcarena. Quedas constantes e baixas e osclilações de Voltagem são verificadas quase que diariamente com repetições e horas de desabastecimento. Nada está sendo feito nas redes de distribuição que hoje com mais de 100 mil habitantes (90%) invasões contra capacidade instalada para 25 mil habitantes.. Uma vergonha não registrada na ANEEL em quantidade de interrupções e com tempos totalmente irreais na maior parte do ano. Queremos maior controle da ANEEL no Pará..

Anônimo disse...

No Sudeste a ANEEL instalou monitores de interrupção de energia nos postes que registra a data, hora e tempo de interrupção de energia que vai direto para o monitoramento da ANEEL, no Pará lança-se o que se quer e que fique dentro do tempo permitido pela ANEEL. Como papel aceita tudo, está tudo muito bem, dentro da tolerância o que nem sempre é verdadeiro. Em Barcareno houve dias de faltar energia por mais de 4 horas em mais de uma vez/dia. Na conta não passa da tolerância nunca. Vamos comunicar mais à ANEEL, todas as interrupções, pode ser que tambem se interessem pelo monitoramento online.... como no Sudeste..