quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Câmara em dia de pancadaria

No AMAZÔNIA:

O que deveria ser um debate esclarecedor sobre a privatização do saneamento básico se transformou, ontem, em pancadaria e agressões verbais no plenário da Câmara Municipal de Belém (CMB). A sessão especial convocada por quatro vereadores tinha a intenção de discutir a privatização do serviço de abastecimento de água na capital paraense, cujo projeto está tramitando na Casa de Leis do Município. Porém os ânimos se exaltaram e entraram em cena socos, cadeiradas e palavrões. A audiência foi suspensa e será remarcada para outra data, ainda não definida.
Após os ânimos se acalmarem, os estragos já haviam sido feitos: mesas e cadeiras foram quebradas e um terminal de registro de presença dos vereadores foi danificado. Como os equipamentos são interligados, a primeira fileira foi separada e deve ser encaminhada para a manutenção. Numa sala com mais de 300 pessoas, apenas três guardas municipais faziam a proteção no local.
A confusão começou quando o presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro, começou a falar. Antes dele, o vereador Otávio Pinheiro (PT) e o engenheiro sanitarista Luiz Otávio da Mota Pereira expuseram suas posições e informações técnicas sobre o sistema de abastecimento da cidade. Ribeiro, o terceiro a falar, mencionava as próximas inaugurações da Cosanpa, a duplicação da produção de água no Lago Bolonha e de sistemas isolados, quando o líder comunitário de Icoaraci Hildemar Araújo começou a protestar dentro do plenário. Entre outras coisas, Araújo gritou que 'antes a água era suco. Agora é lama. A gente já não aceita mais essa conversa'. Mais tarde, para a reportagem, Hildemar admitiu ser a favor da privatização.
O protesto de Hildemar deu início à balbúrdia. O presidente da Cosanpa, ao microfone, comentava que estava aberto ao diálogo. No entanto o líder comunitário de Icoaraci continuava a gritar até que Ribeiro disse: 'O senhor não está ofendendo a mim, presidente da Cosanpa. Está desrespeitando todos os funcionários da empresa que vieram aqui assistir à sessão'. Os funcionários da companhia e urbanitários aumentaram o ruído. Um deles foi peitar Hildemar e, além dos xingamentos, começaram os empurrões, tapas, murros e tumultos.
A briga ficou dividida entre os que são contrários à privatização dos serviços de abastecimento e esgoto sanitário e os que são favoráveis, tanto declaradamente quanto indiretamente. A ex-vereadora Marinor Brito (PSOL), contrária a entregar o sistema de saneamento a uma empresa privada, afirmou que o grupo dos favoráveis estava na Câmara a mando da prefeitura de Belém e da base aliada do prefeito Duciomar Costa (PTB). 'São meia dúzia de cargos comissionados da prefeitura que vieram aqui só para tumultuar. São eleitores do Orlando Reis (do PV, líder do prefeito na CMB)', acusou.
Hildemar Araújo argumentou não ter ligação com a prefeitura, mas sim ser líder comunitário. 'Eles vieram aqui provocar. Só revidei', justificou. Emerson Santos, liderança comunitária de Val-de-cães, afirmou que o grupo de comunitários é favorável à privatização para que 'Belém tenha água de boa qualidade e melhore o serviço'. Mais tarde, eles dois e mais umas 15 pessoas foram convencidas a se retirar do plenário pelo vereador Orlando Reis.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tem que privatizar, sim, mas tem que provatizar para, no mínimo, três empresas, sob pena de virar monopólio privado, igual como a Celpa tem em Belém.
Se hoje o pobre tem celular é porque houve privatização. Lembrem-se disso.

Anônimo disse...

É lamentável, ridiculo, imoral o comportamento desses políticos de Belém, tanto o prefeito como os vereadores. Deviam se preocupar mais com a população pobre, que sofre o descaso das autoridades que na maioria das vezes só são lembradas nas eleições. O POVO NÃO AGUENTA MAIS ESSA POLÍTICA DE INTERESSEIROS E ESPERTALHÃOS!

Anônimo disse...

Até quando a população vai pagar pela inrresponsabilidade dos políticos, que estão preocupados com poder, ao invés de desempenhar o papel de defensor do povo, usam o tempo pra brigar.
Devem pensar esses políticos que isso é bonito.
DEUS ME GUARDE DESSA TURMA!

Anônimo disse...

Não tem que privatizar não, anônimo das 8:47. Por que uma empresa particular pode se tornar dona da água captada nanatureza e tratada em sistema pago às duras penas pela população? Isso é argumento de gente criminosa, que quer ganhar fortunas com o que é público. Tem é que calar a boca dos privatistas, e colocar o falso prefeito na prisão.

Anônimo disse...

Os DAS capangas do ducimar estavam com sangue na garganta. Iniciaram a virulenta baderna no plenáriio da câmara, agrediram de todas as formas e saíram impunes. Reacionários pagos com dinheiro público pra impor a violência gratuíta e a velada privatização da água e do saneamento do município. Como poderá um prefeito incopetente que mal consegue gerenciar suas obrigações básicas, manter o saneamento municipalizado? Vejam a situação de abandono da SAEB. Todos contra a privatização e que a COSANPA também melhore a gestão, pois também tá um lástima.