terça-feira, 7 de abril de 2009

O que ele disse

“Talvez a polícia devesse ter mais modéstia, cuidado, humildade quando anunciasse as suas conclusões. Talvez até não devesse fazer divulgações e entregar o inquérito ao Tribunal.”
Gilmar Mendes, ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ao reprovar mais uma vez o que considera o comportamento "midiático" da Polícia Federal, acusando a instituição de promover inquéritos precários que prejudicam o trabalho do Judiciário.

3 comentários:

Anônimo disse...

É um excelente representante do Poder Judiciário.
Atua como um verdadeiro Chefe de Poder e não como submisso aos Poderes Executivo ou Legislativo.

As Polícias (Federal e Civil) têm a atribuição constitucional de "Polícia Judiciária" (só no nome) porque pertencem aos Executivos Federal e Estadual, respectivamente. Talvez o melhor seja vincular suas estruturas diretamente ao Judiciário, inclusive acabaria com essa briga eterna com a Polícia Militar.

Uma coisa é certa: é a primeira vez na história desse País que um presidente do STF enfrenta órgãos tão poderosos (Polícia e MP).

Quanto aos inquéritos precários, é lógico que há exceções, mas quem atua no Judiciário conhece que a grande maioria não resiste sequer a análise para o recebimento da denúncia, principalmente em relação à prescrição.

É certo que a atuação dele não agrada muita gente, especialemente porque soltou o Daniel Dantas. Porém, o dia em que o magistrado der suas decisões com o intúito de agradar, é porque de há muito perdeu o contato com a imparcialidade.

Anônimo disse...

Acho que o ministro tem de ingolir a lingua, em ambos os sentidos.

Anônimo disse...

Ei anônimo1, será que vc não percebeu, que a imparcialidade já foi pro brejo há muito tempo, hoje cada um vale o que tem. E o Dantas tem bem.