terça-feira, 7 de abril de 2009

Duciomar, o nosso Antônio Lemos às avessas

Leitores – vários deles – querem saber se há possibilidades de o Tribunal Regional Federal da 1ª Regional derrubar a decisão do juiz federal Antonio Carlos Campelo, que decretou intervenção no setor de Saúde da administração Duciomar Costa e fixou multas pesadíssimas ao gestor e a ex-secretários de Saúde.
É claro que há possibilidade de reforma da decisão.
Sempre há.
Aliás, recursos foram feitos para ser impetrados.
E tanto decisões liminares como sentenças foram feitas para que sejam contestadas por meio dos instrumentos recursais adequados.
No caso, a Procuradoria Jurídica do município de Belém deverá ingressar com um agravo de instrumento para tentar reformar a decisão do juiz.
Uma coisa é certa – tão certa como a legislação processual brasileira oferece um cipoal de possibilidade para retardar o cumprimento de decisões em definitivo: o desgaste político de Sua Excelência o prefeito Duciomar Costa é crescente e, quem sabe, irreversível.
Duciomar entrará a história política do Pará como um Antônio Lemos às avessas.
Antônio Lemos foi o melhor prefeito que Belém já teve.
Antônio Lemos foi escorraçado de Belém – literalmente escorraçado e humilhado -, em meio a disputas políticas selvagens.
Duciomar Costa talvez seja um dos piores prefeitos que Belém já teve.
Duciomar Costa escorraçou e humilhou o bom senso, a serenidade e a racionalidade que devem presidir as ações de um administração.
Antônio Lemos e Duciomar Costa.
Compará-los é como por lado a lado o Rio Amazonas e um igarapé.
Antônio Lemos, claro, é o Rio Amazonas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Neste caso o Duciomar está mais pra esgoto a céu aberto do que outra coisa.

Cláudio Teixeira

Anônimo disse...

Égua, PB! Se Antônio Lemos foi escorraçado de Belém, o que o Duciomar merece?

Poster disse...

Pois é, Anônimo.
Mas ele se compara o Velho Lemos.
Refere-se sempre, inclusive, às suas (dele, Duciomar) obras estruturantes.
Abs.

Anônimo disse...

O igarapé, fonte de água fria, límpida e gostosa, não merece ser comparado com o prefeito catástrofe. Como disse um outro anônimo, só mesmo esgoto a céu aberto e olhe lá.

Yúdice Andrade disse...

O Cláudio Teixeira, aí em cima, tem toda a razão. Igarapé é coisa boa, tem tudo a ver com os prazeres do paraense. Logo, é uma comparação boa demais para um sujeito desses.
Tivemos muitos maus prefeitos, mas nenhum tão ruim. Ele não é um dos piores. É o pior de todos, com certeza. Porque muita coisa mudou no país depois da Constituição de 1988, no plano jurídico, e fora dele, muitas mudanças ocorreram graças à tecnologia. Tudo isso favorece uma melhor gestão do Município, mas apenas para quem quer aproveitar.
Até o melindroso aspecto político esteve favorável a esse senhor. Ele podia contar com o governo federal. Ele foi eleito graças aos tucanos. Depois, com Ana Júlia no governo, ainda assim ele podia contar com apoio. Nada disso adiantou. O desgoverno municipal em que vivemos existe porque é a soma da opção com a incompetência e a improbidade.
O resultado não podia ser diferente do que é.

Anônimo disse...

Antônio Lemos foi sim um bom prefeito e alguns de seus planos de governo com relação a urbanização da cidade bem que poderiam ser usados hj. Será q Belém iria mudar pra melhor se um dia vcs fossem prefeitos? É mto fácil falar...