domingo, 5 de abril de 2009

Belém tem excesso de semáforos nas ruas

No AMAZÔNIA:

Cada vez pior em Belém, o trânsito preocupa e estressa a maioria dos motoristas que ficam parados por muito tempo nos congestionamentos, seja após um temporal - sempre comum na cidade - ou por causa de semáforos mal colocados em certos locais onde uma simples passarela resolveria a travessia de pedestres. Apesar de não ser a cidade brasileira com maior número de luminosos por quilômetro quadrado, Belém sofre com o excesso deles. Em praticamente cada esquina, podemos encontrá-los. A irregularidade no tempo em que eles ficarão fechados é outro agravante para complicar o tráfego e criar filas gigantescas de veículos, formadas, principalmente, em horários de pico.
Luz verde, mas nada de movimentação na sua frente. É isso que ocorre com aqueles motoristas que estão no final da fila e ficam retidos pelo sinal vermelho por mais umas três vezes no mínimo. Cenas como essa são cada vez mais comuns em vários pontos da cidade. A falta de um planejamento adequado para a fluidez dos veículos, aliada com a facilidade na compra desses meios de transporte, contribui bastante para conturbar cada vez mais o trânsito da capital paraense.
Exatamente 285 cruzamentos têm semáforos na capital, segundo o Diretor de Trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), João Renato Aguiar. O diretor afirma que todos são cuidadosamente estudados previamente para ser colocados e, ao contrário do que parece, não atrapalham o trânsito, e sim fazem com ele flua com mais tranquilidade e proporcione segurança aos próprios motoristas e pedestres que fazem uso daquela via. 'O primeiro item que faz com que nossa equipe da Ctbel coloque um semáforo em determinado local é o número de acidentes que por ali ocorrem. Se observamos que naquele cruzamento está acontecendo muitos acidentes, colocamos um sinaleiro ali para ajudar só motoristas', explica João Renato.
Como a cidade não foi planejada e começou a surgir da Cidade Velha sem rotas alternativas para o tráfego de veículos, João Renato observa isso como uma problemática que veio ficou de má herança para os motoristas de hoje. 'Nunca houve um planejamento para o trânsito na cidade. Estamos fazendo um trabalho para sempre melhorarmos a fluidez dos veículos, mas nada se resolve de uma hora para outra. A implantação correta de semáforos é necessária para se evitar acidentes e com isso colocar ordem na questão da preferencial de algumas avenidas', revela. Para João Renato, Belém está muito atrás de capitais como Belo Horizonte e São Paulo em número de semáforos nos cruzamentos. 'Essas duas capitais, por serem bem maiores, com certeza possuem mais sinais nos cruzamentos e necessitam de toda essa sinalização assim com a gente, para evitar acidentes', afirma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ontem, Sábado, por volta das 17h, em frente ao Shopping Iguatemi, um grupo de aproximadamente sete guardas da CTBEL conversavam euforicamente (risos e muitos gestos), enquanto o trânsito prosseguia um casos naquele lugar, motivado pelos ônibus em fila tripla, vans clandestinas, camelôs e, principalmente, porque eles nada faziam para contornar referido caos. Além disso, deixaram as viaturas (03) estacionadas de modo a contribuir para a desorganização.
Agora, além de aparentarem estar fora da forma física também estão fora de seguir as mínimas regras para regularizar o trânsito.
Será que eles estavam no horário de serviço?